Por pagantes, Palmeiras já bate o Inter e lidera sócio-torcedor

(foto: ESPN)
(foto: ESPN)

Se considerado o que de fato vale, isto é, os fãs que estão em dia com o pagamento de seus planos, o Palmeiras ultrapassou o Internacional e assumiu a liderança do sócio-torcedor no Brasil. Pelo mesmo critério, São Paulo e Santos despencaram em suas listas de adimplentes.

É esta a constatação da reportagem do ESPN.com.br após entrevistar representantes dos 12 principais clubes do país e cruzar as informações passadas pelos mesmos com as do Torcedômetro, do Movimento por um Futebol Melhor e que é atualizado a partir da comunicação feita pelas agremiações.

Foram três perguntas, a primeira delas esta:

Quantos sócios-torcedores adimplentes o clube tem hoje? 

O Palmeiras, via sua assessoria de imprensa e do Avanti, seu programa de fidelidade, respondeu ter exatamente o mesmo número que consta no site do Movimento, 117.474.

Já o Internacional, por meio de seu vice-presidente de marketing e mídia, Luiz Henrique Nuñez de Oliveira, respondeu 107 mil sócios. Uma diferença de mais de 23 mil a menos em relação ao número do Torcedômetro, que é 130.134.

O motivo da diferença na quantidade informada por clubes e Movimento está no tempo que os primeiros levam para abastecer o segundo com números atualizados. Segundo apurou o ESPN.com.br, o Palmeiras chega a fazer isso mais de duas vezes por dia, enquanto outras agremiações chegam a ficar várias semanas sem fazê-lo.

No Torcedômetro, segundo o Movimento por um Futebol Melhor, a “atualização é permanente e pode ser feita 24h por dia”, no entanto, o sistema precisa da informação do clube para mostrar novos dados.

A segunda pergunta também ajuda a entender a diferença. Foi ela:

Quanto tempo o clube demora para tirar um sócio-torcedor da lista de adimplentes quando o mesmo deixa de pagar o plano?

O Inter respondeu 12 meses;

o Palmeiras, 3 meses;

o Flamengo, 7 dias.

No geral, a diferença entre o número de sócios-torcedores adimplentes informado pelos clubes em relação ao informado pelo Movimento varia pouco ou é nenhuma, caso de sete dos 12 clubes consultados: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio e Palmeiras.

O Atlético-MG negou-se a informar sua quantidade atual de pagadores. Limitou-se, nesta questão, a responder: “O clube trata este número como informação interna.” A reportagem considerou o número do Movimento.

Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo foram os que mais chamaram a atenção, os dois primeiros pelo já relatado acima; os dois últimos pelo que será destrinchado abaixo.

O Vasco teve a sua gerente de marketing e relacionamento, Danielle Vilhena, consultada, mas não foi considerado nesta reportagem porque não tem, ainda, um programa de sócio-torcedor. Segundo ela, será lançado este ano.

Os 16.126 associados do clube carioca que constam no Movimento por um Futebol Melhor são “sócios estatutários”, que não seguem as regras de um programa padrão de sócio-torcedor – embora gozem dos descontos oferecidos pelas empresas participantes da iniciativa.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos