Maceió: Talita volta à ‘segunda casa’ e relembra início da carreira

Ela nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, mora no Rio de Janeiro há mais de uma década, mas Maceió está no coração e na memória de Talita. Foi na capital alagoana, que recebe de sexta-feira (01.05) a domingo (03.05) a segunda edição do SuperPraia A, que a jogadora começou a trilhar os primeiros passos no vôlei de praia. Jogando na ‘segunda casa’, ao lado de vários amigos, ela admite que o torneio que encerra o calendário nacional trará lembranças e fortes emoções.

Talita foi descoberta aos 16 anos pelo presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, que à época era presidente da Federação Alagoana de Voleibol. O potencial da jovem ficou evidente durante um Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), e surgiu o convite para que ela migrasse do indoor para as areias. Decisão comemorada ainda hoje pela campeã do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2014/2015.

“Devo muito ao Toroca. A maneira como ele apostou em mim e me apoiou foi importante para que eu pudesse chegar até aqui. Moro há muitos anos no Rio de Janeiro, mas tenho um carinho que mal cabe em palavras por Maceió. Foi onde comecei minha carreira, onde tenho muitos amigos e sou sempre recebida como uma filha por todos os alagoanos. É emocionante”, disse Talita, que completou.

“Tudo se iniciou lá, aos 16 anos, quando deixei minha cidade e aceitei me mudar para Maceió. Cheguei inclusive a começar a cursar Educação Física em uma universidade de lá, mas, em 2001, fui para o Rio de Janeiro. Mesmo assim, a cada vez que retorno tem algo especial, um sentimento único. Relembro muitas histórias, os amigos, algumas quadras de areia, os primeiros fãs. Tudo isso me marcou muito e sempre fico feliz em voltar”, destacou a atleta olímpica.

E esse sentimento se traduz em um bom retrospecto. São quatro vitórias da sul-mato-grossense em etapas do Circuito Brasileiro disputadas em Maceió. Apenas a parceria Larissa tem o mesmo número de conquistas na história do torneio. Apesar disso, Talita acredita que o fato de conhecer as condições climáticas locais não é a principal vantagem.

“Acho que como a arena é fechada, acaba tendo um impacto menor na questão do vento. Influencia mais na quadra externa. Mas acho que não tenho vantagem por conhecer bem o lugar. O que tem é o sabor especial, o sentimento bacana de jogar com a torcida toda a seu favor, pessoas que me ajudavam a estar onde estou agora. Isso dá um foco e vontade ainda maiores para me apresentar bem em Maceió”, destacou a campeã do Circuito Mundial 2014.

Além de Talita (AL), que jogará ao lado da parceira Larissa (PA), o SuperPraia A também contará com as seguintes duplas: Maria Clara/Carol (RJ), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Josi/Elize Maia (SC/ES), Taiana/Fernanda Berti (CE/RJ), Carolina Horta/Duda (CE/SE) e Val/Ângela (RJ/DF).

O torneio masculino do SuperPraia A será encabeçado por Ricardo/Emanuel (BA/PR). Logo na sequência, pela ordem do ranking estão Evandro/Pedro Solberg (RJ), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Guto/Allison (RJ/SC), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Márcio Araújo/Saymon (CE/MS).

O formato de disputa do SuperPraia funciona da seguinte forma. Os oito times em cada gênero são divididos em dois grupos de quatro duplas na primeira fase, jogando entre si. O primeiro colocado de cada chave avança direto às semifinais da competição, enquanto os segundos e terceiros dos grupos disputam o Round 2. Os vencedores desta fase avançam às semifinais, e os dois melhores lutam pelo ouro, enquanto os derrotados se enfrentam pelo bronze.

Fonte: Ascom/CBV

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos