Projeto de extensão da Ufal promove estudos sobre cultura negra no Sertão

Ascom/UfalOficina de cultura afro

Oficina de cultura afro

Oficinas de percussão, canto, dança e estética negra, palestras, cine-debates, excursões pedagógicas e intercâmbios culturais com grupos e personalidades de referência na cena cultural negra do Nordeste brasileiro. Estas são as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Abí Axé Egbé, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, que comemora um ano de existência promovendo várias atividades.

O Abí Axé Egbé: músicas e danças afro-brasileiras construindo a cidadania no Sertão alagoano foi criado em novembro de 2013 pelo professor do curso de História, Gustavo Manoel da Silva Gomes, como um espaço alternativo de aprendizado sobre a história e a cultura afro-brasileira, por meio de interações étnicas e estéticas. “Criamos esse projeto de extensão para suprir algumas necessidades locais ao percebemos, em alguns meses de observação na região do semiárido, a falta de uma componente curricular específica sobre História e Cultura Afro-Brasileira na formação de professores; as práticas racistas cotidianas e a intolerância religiosa que afligem o Sertão”, destacou Gustavo.

Ascom/UFALOficina de cultura

Oficina de cultura

O projeto é formado por estudantes das licenciaturas em História, Geografia, Letras e Pedagogia, além dos alunos das engenharias, professores do tronco inicial, alunos da educação básica, candomblecistas da região sertaneja, jovens da comunidade quilombola Serra das Viúvas, no Município de Água Branca, e trabalhadores. O grupo promove oficinas gratuitas sempre aos sábados no Campus do Sertão, a partir das 14h, abertas a toda comunidade.

Ao longo de sua criação, o grupo já participou de diversos intercâmbios culturais. Afoxé Oxum Pandá, um dos mais antigos de Pernambuco, realizou uma troca de saberes com o grupo local da Ufal. Outro intercâmbio foi o de Percussão, História e Cultura Yorubá, com Fátima Brito (Mãe Fátima de Oxum) e Jonathan Dias (Obá de Xangô), respectivamente, presidente e diretor musical Afoxé Omô Obá Dê. Além disso, o grupo esteve presente no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, como participação especial nos shows da sambista pernambucana Karynna Spinilli.

Como fruto dessas e de outras experiências formativas do Abí Axé Egbé, estão sendo preparados cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além das falas em eventos acadêmicos e produção de artigos científicos. Com o apoio da direção do Campus do Sertão, o grupo realizará uma excursão a diferentes lugares de memória, cultura e identidade negra em Salvador (BA), que se constituiu como a maior referência afro-brasileira.

Fonte: Ascom/Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos