Ministério da Saúde lança Programa Gradua CEO em Alagoas

Ascom/SesauTratamento odontológico

Tratamento odontológico

O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca, lança nesta quarta-feira (29), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Programa Gradua CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que visa investir na capacitação dos odontólogos para aumentar o número de procedimentos ofertados aos usuários do SUS. O lançamento acontecerá às 8h30, no auditório da Faculdade de Odontologia, no Campus A. C. Simões, no bairro Cidade Universitária. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) será a responsável pela condução do programa em Alagoas.

A Ufal é a primeira a aderir ao Gradua CEO, que é um componente da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, que tem como finalidade aumentar a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também visa, ainda, ampliar os mecanismos de cooperação entre os gestores e os cursos de graduação em odontologia e melhorar a qualidade e a resolutividade na área odontológica.

A gerente do programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Lourdes Mota, disse que o programa será desenvolvido em ações de promoção e prevenção, focando a Atenção Básica, Atenção Secundária, Reabilitação Oral e Educação Permanente. E, de acordo com a capacidade e o número de procedimentos odontológicos que realizam, os CEOs serão classificados em padrões, que vai de um a quatro. O custeio mensal será de R$ 25 mil a R$ 103, conforme o padrão em que a faculdade foi inserida.

Segundo Maria de Lourdes Mota, a Sesau ficará responsável por pactuar a implantação do Gradua CEO na Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) e na Comissão Intergestores Bipartite (CIR). Além de apoiar o planejamento, a implantação e a execução do programa, prestar assessoria técnica aos municípios no processo de qualificação da atenção à saúde bucal, entre outras ações.

O programa Brasil Sorridente foi lançado no País há mais de dez anos. Ele prevê ações que facilitem o acesso dos brasileiros aos serviços odontológicos gratuitamente. Mais de 70 milhões de pessoas são beneficiadas com o programa, que possui mais de 800 Centros de Especialidades Odontológicas, os chamados CEOs, que em Alagoas são 23.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos