Emissão de RG: alagoanos poderão agendar atendimento no ID a partir de amanhã

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Emissão de RG

A partir de segunda-feira (4), quem quiser solicitar sua carteira de identidade em Alagoas poderá agendar online a data de atendimento no Instituto de Identificação do Estado. O novo serviço oferecido pela internet deverá ser acessado pelo endereço eletrônico www.agendamento.seds.al.gov.br/.

A criação do portal foi uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização e da Perícia Oficial em parceria com empresa Montreal que é responsável pelas emissões das carteiras de identidade no Estado. A ideia principal do projeto é garantir qualidade, facilidade e agilidade no atendimento ao usuário com redução de tempo de espera.

A diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso, e o representante da Montreal em Alagoas, Eduardo Bacellar, explicaram que o portal é autoexplicativo, e nele o cidadão terá acesso a todas as informações para o agendamento online e os passos necessários para a solicitação do documento. Outras vantagens apontadas são a diminuição das filas nos postos de atendimento e a maior comodidade a população que poderá escolher dia e hora para ser recebido.

“Estamos muitos felizes com este novo serviço, pois, o RG é o principal documento de identificação no Brasil, válida em todo o território nacional e aceito até no Mercosul em substituição ao passaporte. Com o agendamento online estaremos reduzindo significativamente o tempo de solicitação e emissão do documento que é um direito constitucional do cidadão”, disse Madalena Cardoso.

A dupla ainda explicou como será todo o processo eletrônico. Após entrar no portal, o usuário irá inserir o número do seu CPF e fazer o seu cadastro. Em seguida ele irá escolher a opção para 1º ou 2ª via da carteira de identidade, a data e a hora de atendimento. Automaticamente o sistema irá gera um número de protocolo e no caso da segunda via, também gera a Taxa para Pagamento (DAR/CB) no valor de R$ 20,59.

Com o agendamento feito, o cidadão deverá comparecer à recepção do posto munido dos documentos exigidos no dia e horário marcado. Caso ela não possa comparecer, o usuário ainda pode desmarcar o agendamento no mesmo portal, e se ele não comparecer, ou fizer a desmarcação prévia, implicará no bloqueio automático de novos agendamentos pelo prazo de sete dias.

Para o diretor geral da Perícia Oficial, Manoel Melo, a disponibilização do agendamento online representa um avanço expressivo para a população em geral que precisa do RG. “Esse atendimento personalizado era um desejo antigo da nossa direção e que ganhou força no inicio deste governo que tinha se comprometido com este anseio da população que será a maior beneficiada”, afirmou Melo.  

Inicialmente o agendamento será apenas para sede do Instituto de Identificação  que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro da Capital, mas em breve o serviço será estendido para as outras unidades. Além do portal, o link para “Agendamento Online”, estará disponível também nos sites oficiais da Secretara de Defesa Social e da Perícia Oficial.

Fonte: Aarão José/Ascom

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