Projeto Bairro Vivo será retomado no dia 23 em Fernão Velho

Bairro Vivo Bom Parto.  Foto: Pei Fon Secom/Maceió

Pei Fon Secom/Maceió

Levar serviços às comunidades, conhecer de perto a realidade da população, conversar com os moradores e ouvir os seus anseios e necessidades continuam sendo propostas da gestão da Prefeitura de Maceió, por meio do projeto Bairro Vivo, que será retomado no próximo dia 23. A principal ação itinerante do Município é conhecida por reunir secretarias e superintendências para um grande mutirão de atendimento. O local escolhido para o retorno do trabalho é a Escola de Ensino Fundamental Herminio Cardoso, no bairro de Fernão Velho.

No Bairro Vivo, os órgãos municipais se reúnem para levar ações de saúde, assistência social, atenção à criança, empregabilidade e geração de renda, cidadania e bem-estar aos bairros que compõem a capital alagoana, trabalho que, segundo o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, reflete o modelo de gestão adotado para a cidade.

“Ações como essas do Bairro Vivo são importantes para que a gente tenha um contato direto com a população, conheça a sua realidade e ofereça mais qualidade de vida. O Bairro Vivo foi assumindo vocação e se aperfeiçoando ao longo das suas realizações. Felizmente, conseguimos bons resultados e o melhor: a cada edição, houve um estreitamento entre a relação da comunidade beneficiada com a Prefeitura”, afirma o gestor.

Marcelo Palmeira afirma que o Projeto Bairro Vivo, que foi lançado em março de 2013, já é um marco da gestão.  “Um trabalho fundamental onde a comunidade que recebe o projeto é contemplada com ações de limpeza, iluminação, educação ambiental, saúde, assistência social, lazer, empregabilidade e, entre outros serviços, programas sociais. Sem falar que esse trabalho reflete muito das características da gestão, que busca aproximação e fortalecimento da cidadania”.

Fortalecimento da cidadania

“A proposta para as próximas edições é que, passada a realização, nós deixemos uma herança de participação efetiva na comunidade. O Bairro Vivo vai buscar ainda mais transformar a conduta dos cidadãos e fazer com que se sintam corresponsáveis pela manutenção dos serviços”, explica coordenadora do Bairro Vivo e secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo.

Ainda de acordo com Adriana Toledo, a determinação do prefeito Rui Palmeira é que para 2015, o projeto chegue ao número máximo possível de comunidades. “A Prefeitura trabalha para promover os serviços importantes à convivência, mas é importante que as comunidades se esforcem para a manutenção. O Bairro Vivo tem a vocação de incentivar  a participação na gestão da cidade”, complementou a coordenadora.

Secom Maceió

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos