Zé Pequeno, de ‘cidade de Deus’, fala de amigo na cracolândia

A trajetória de Leandro Firmino da Hora, de 36 anos, e de Rubens Sabino Silva, de 30, poderia ser a mesma após o sucesso de “Cidade de Deus”, há 13 anos. Enquanto o “Zé Pequeno” seguiu a carreira de ator, Rubinho, como é conhecido, não conseguiu deixar as drogas e vive há três anos na Cracolândia, em São Paulo. “Me surpreendeu vê-lo lá. Há uns dois anos não tinha notícia dele. O Rubinho é um cara que tem muito talento, percepção de ator. O Fernando (Meirelles, diretor) fez tudo o que podia. Uma pena. Fiquei muito triste”, diz Leandro, que em breve estreia em “Magnífica 70”, série original do HBO.

Leandro Firmino nas filmagens do filme “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meireles
Leandro Firmino nas filmagens do filme “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meireles Foto: reprodução

Leandro lembra ainda que se não fosse a escola ele mesmo poderia ter tido o mesmo destino do colega. Ou até pior. “Minha vida foi no Ciep dos 6 aos 16 anos. Vida fora de lá só mesmo nos fins de semana e nos feriados. Agradeço muito a minha mãe por ter me cobrado os estudos”, recorda ele, que, mesmo vivendo na Cidade de Deus em sua fase mais complexa, com o tráfico dominando a área, garante nunca ter enveredado pelas drogas ou crime: “Vi muitos amigos morrerem antes de completar os 18 anos. Aquilo não era vida. Consegui não ir pelo caminho errado”.

Atualmente, o ator dá palestras motivacionais em escolas particulares. “Conto como foi a minha vida e a importância de ir para a escola, de não abandonar. Quero levar esse trabalho também às escolas públicas”, conta ele, que em breve começa a fazer a Faculdade de História.

Leandro Firmino diz que a escola o manteve longe das drogas na Cidade de Deus
Leandro Firmino diz que a escola o manteve longe das drogas na Cidade de Deus Foto: reprodução / facebook

No mês que vem, Leandro vai para Angola, na África, ainda por conta de seu maior sucesso. O bandido Zá Pequeno faz sucesso por lá. “Mas não é bem visto pelos jovens, então, vou lá para fazer essas palestras e contar um pouco da minha vida”, justifica ele, que até hoje é lembrado pelo papel: “Outro dia, num shopping, umas meninas de 8 anos me pediram para fazer foto. Elas nem eram nascidas quando o filme estreou”.

Leandro Firmino e a mulher Letícia: casado no papel desde fevereiro
Leandro Firmino e a mulher Letícia: casado no papel desde fevereiro Foto: reprodução/ facebook

Casado desde fevereiro, hoje morador de São Gonçalo e pai de um filho de 3 anos, fruto de um relacionamento anterior, Leandro Firmino também dá expediente no Canal Futura e em breve abre com a mulher uma loja virtual de semijoias: “É preciso segurar dos dois lados. Fiquei alguns meses sem ter trabalho e isso não é legal. Quero dar um futuro melhor para o meu filho, mostrar o caminho certo, deixá-lo o mais longe da violência. Hoje em dia está muito mais punk que na minha época”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos