Empresa de fibra ótica conhece estrutura de pesquisa e desenvolvimento em Alagoas

A estrutura de pesquisa e desenvolvimento da Ufal e Ifal chamou a atenção da Skylane Optics, interessada em se instalar no Estado, atraída pela construção do Parque Tecnológico de Alagoas e especialmente do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, em Jaraguá

Editadas-7Na segunda visita a Alagoas este ano, a empresa Skylane Optics, fabricante de transceptores ópticos (equipamento que conecta fibras óticas), veio conhecer de perto a estrutura de pesquisa e desenvolvimento no Estado. O diretor da matriz, Philippe Bolle, e o diretor para desenvolvimento de negócios no Brasil, Rudinei Carapinheiro, foram recepcionados pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana. Visitaram centros de pesquisa na UFAL – Universidade Federal de Alagoas, e foram recebidos pelo reitor Eurico Lôbo, e IFAL – Instituto Federal de Alagoas, e finalizaram a visita técnica com um encontro com o governador do Estado, Renan Filho. 

A empresa de origem belga tem sua primeira planta na América Latina instalada em Campinas (SP), e quer vir para Alagoas, “atraída pelos diferenciais competitivos na área de tecnologia da informação, tais como a presença de um ambiente inovador por meio da construção do Parque Tecnológico de Alagoas e o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, em Jaraguá, e pelos incentivos fiscais e tributários, um modelo competitivo de importação, além das facilidades de integração, intermediação e comunicação entre os setores público e privado e as instituições de ensino e pesquisa”, explicou o secretário Pablo Viana.
Durante a visita, a qual ocorreu na segunda-feira, 04, até às 20 horas, o diretor da Skylane na Bélgica, Philippe Bolle, informou que o interesse da empresa de transceptores ópticos em vir para o Estado é de fazer todo o ciclo de produção em Alagoas, desde o desenvolvimento de pesquisas para melhorias e novos produtos, em parceria com as universidades, até o momento de exportação, mantendo cooperação entre centros de pesquisa, Governo e empresas locais, o que contribui com a geração de empregos, incentivo e valorização dos pesquisadores alagoanos, e aumento da arrecadação estadual, disse Bolle.
Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios no Brasil, Rudinei Carapinheiro, a Skylane quer trazer integralmente a sua planta para Alagoas. “Temos as melhores referências daqui, e podemos desenvolver parcerias que sejam boas não apenas para os negócios da nossa empresa, mas também para o Governo do Estado e os centros de pesquisa das universidades”.
A Skylane pode desenvolver em Alagoas produtos e serviços em fotônica e transmissão de dados, criptografia de dados, (segurança da informação), e transmissores óticos. Essas áreas podem ser mais desenvolvidas e encontram pesquisas tanto no Instituto da Computação e no Departamento de Física da UFAL. Em ambos os lugares hoje contam com cerca de 16 grupos de pesquisa.
Já no IFAL, o Laboratório de Sensoriamento Óptico e de Informática e o Laboratório de Eletroquímica estão prontos para novas demandas de pesquisa, segundo informou o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Carlos Henrique Almeida.
Providências
O governador Renan Filho se colocou à disposição para agendar encontro com gestores da Braskem, a qual pode fazer parcerias com a Skylane para a produção de fibra plástica, e determinou aos secretários que façam o acompanhamento de todas as necessidades para a implantação da empresa no Estado ainda este ano.

Fonte: Cristina Sampaio/Secti

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos