Ídolo no Hoffenheim, alagoano Roberto Firmino ganha destaque em programa nacional

Ex-jogador do CRB, o atacante convocado para a seleção brasileira foi alvo de uma reportagem do canal ESPN.

Firmino marcou o gol da vitória do Brasil sobre o Chile (foto: Merca do Futebol)
Firmino marcou o gol da vitória do Brasil sobre o Chile (foto: Merca do Futebol)

Recentemente convocado para a Seleção do técnico Dunga para a Copa América, o atacante alagoano Roberto Firmino, de 24 anos, foi alvo de uma matéria exibida pelo canal esportivo ESPN, divulgada na manhã desta terça-feira (5).

Ídolo recente do Hoffenheim da Alemanha, o jogador vive o auge da carreira e lida com o forte assédio vindo de outros clubes como o Manchester United, da Inglaterra. Mesmo assim, Firmino já declarou para a imprensa que permanece no time alemão até 2017.

Diferente desse cenário de prestígio vivido atualmente, o alagoano avaliado em R$ 80 milhões no futebol europeu teve um início humilde, em que teve de driblar a influência do tráfico de drogas e a violência da capital alagoana.

A reportagem intitulada “Da ‘zona vermelha’ de Maceió à sensação da seleção brasileira”, é parte do programa “Histórias do Esporte” do canal e foi conduzida pelos jornalistas Luís Alberto Volpe e Roberto Salem.

Firmino com a camisa da Seleção (à esq) e antes com o uniforme do CRB (Foto: divulgação)
Firmino com a camisa da Seleção e antes com o uniforme do CRB (Foto: divulgação)

A equipe da ESPN esteve em Maceió no último mês e revela o cenário de dificuldades do atleta antes de iniciar a carreira esportiva como profissional no CRB até a ascensão na elite do futebol.

A história de Firmino, conhecida por poucos alagoanos, começa a ser contada no Conjunto Virgem dos Pobres, periferia da cidade, e não é diferente de tantas outras já vividas por vários atletas brasileiros. A “zona vermelha” destacada pela equipe de reportagem é uma alusão à definição de perigo constante, na região mais vigiada pela polícia em constante combate ao tráfico de entorpecentes.

Ao lado da Lagoa Mundaú, Firmino cresceu em um mundo de pescadores, catadores de sururu, abandono e pobreza.

Entre os depoimentos colhidos, a mãe de Firmino, “Dona Cícera”, revela que o atacante fugia da aula para jogar bola com os amigos quando era criança. Ele tentava imitar o tio “Marcinho”, que era um boleiro conhecido na região, e começava a sonhar em ser jogador de futebol.

Foi por meio da tutela do sargento da Polícia Militar Joel da Silva, que mantém um projeto social na localidade que o garoto Firmino começou a ser observado com mais atenção nos campos improvisados de futebol do Vergel.

Acompanhe o restante da história aqui.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos