Seplag divulga estimativa do Produto Interno Bruto de Alagoas para o ano de 2014

salariominimo.netPIB

PIB

A economia do Estado de Alagoas apresenta sinais de desaceleração, em consonância com a economia nacional. Essa tendência pôde ser observada após apresentação dos resultados da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) alagoano de 2014 e da variação do PIB do quarto trimestre do ano passado. Os números, divulgados nesta segunda-feira (05), foram consolidados pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

De acordo com o cálculo, que é baseado em metodologia semelhante a utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa de crescimento real da economia alagoana em 2014, levando em conta os setores da agropecuária, indústria e serviços, foi de 2,1%.

Comparativamente, a estimativa do PIB para o mesmo período em relação ao Brasil é de 0,1%. Estes dados são uma antecipação do resultado oficial para 2014, que só deve ser divulgado pelo IBGE em 2016 e servem como um indicativo de como a economia local tem se comportado.

Alagoas passou a calcular a estimativa do PIB a partir de 2012 e, junto aos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, é um dos únicos a produzir o levantamento no Nordeste.

Indústria, Serviços e Agropecuária são os setores da economia que compõem o cálculo da estimativa do PIB. Em 2014 os grupos que apresentaram números positivos foram a Agropecuária; que registrou um acréscimo de 7,2% e Serviços, apresentando um aumento de 2,4%, ambos com relação ao mesmo período do ano anterior.

Destes, destaca-se o resultado positivo da Lavoura Permanente, no setor de Agropecuária, que obteve um crescimento de 29,4% e também o fato de que em comparação com os estados vizinhos, Alagoas foi o que menos sofreu com os impactos da queda no setor industrial. O índice local ficou em -0,3%, enquanto que na Bahia e no Ceará a queda foi de 1,9% e 1,87%, respectivamente. Neste quesito, o cenário nacional aponta para um decréscimo de 1,5% na área.

“O comércio vem obtendo um bom desempenho não só em 2014, mas nos últimos quatro anos, devido ao aumento da concessão de crédito, que impulsiona as vendas e consequentemente o lucro. No quarto trimestre de 2014, o setor teve um aumento de 2,6%. Estes índices ainda são positivos, apesar do cenário de desaquecimento da economia”, declarou o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Genildo Silva.

Os dados completos da Estimativa do Produto Interno Bruto de 2014 e a parcial do quarto trimestre, também de 2014, encontram-se disponíveis para consulta no site www.dados.al.gov.br

 

Fonte: Ascom/Seplag

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos