Manchas escuras devem ser resolvidas até o final do ano, diz prefeito Marcelo Palmeira

Prefeitura de Maceió reforça fiscalização e diz projeto de limpeza das águas pluviais.

Cortesia/InternautaMancha escura apareceu no mar

Mancha escura apareceu no mar

As manchas escuras que apareceram no mar da praia de Jatiúca, cujas imagens circularam nas redes sociais, estão sendo investigadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). Enquanto o resultado não sai, o prefeito em exercício de Maceió, Marcelo Palmeira, disse na manhã desta quarta-feira (6) em entrevista ao Alagoas 24 Horas que a questão das populares línguas sujas devem ser resolvidas até o final do ano.

Como já anunciado pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB) no ano passado, um projeto de limpeza das praias envolve a reativação da agência de saneamento do município e promete eliminar o problema e reduzir em até 50% a poluição emitida pelo Rio Salgadinho.

“Na última semana conversei com o prefeito Rui Palmeira e ele está empenhando no projeto. A agência de saneamento do município de Maceió que existia, mas não possuía um cronograma”, diz. “O projeto para sanar os problemas de esgoto está em fase de finalização. Eu vou deixar para o Rui anunciar na sua volta, mas garanto que o projeto resolve em definitivo as questões da ‘línguas’ e melhora o Salgadinho em 50%”, informa.

O gestor do município, que assume o cargo até o dia 10, atribui o problema a uma situação que agravada ao longo das gestões anteriores. “A questão das ‘línguas sujas’ é uma questão de décadas que nunca houve fiscalização. Hoje, a SMCCU [Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano] e a Secretaria de Meio Ambiente fazem a inspeção dos projetos. Antigamente, um alvará era dado em menos de uma semana”, analisa.

Para investigar quais empreendimentos operam de maneira irregular, o gestor afirma que o processo é lento e que, até o momento, não há nenhuma multa prevista. “Estamos investigando aos poucos os antigos empreendimentos e não é um trabalho fácil, pois tudo está embaixo da terra. Pra você ter que fechar o esgoto deve  identificar de onde ele vem e para onde vai”, diz Marcelo Palmeira.

O laudo do IMA tem até a próxima sexta-feira (08) para apontar quais as causas da poluição.

Projeto de limpeza de esgotos

O projeto para sanar os problemas de esgoto lançados na orla de Maceió foi apresentado pelo técnico Leonardo Novais e, segundo Marcelo Palmeira, está em fase de finalização. “Eu vou deixar para o Rui anunciar na sua volta, mas garanto que o projeto definitivamente resolve as questões da ‘línguas’ e melhora a questão do Salgadinho em 50% da poluição emitida na Praia da Avenida”, informa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos