Ainda com pauta trancada, deputados discutem segurança e falta de água em Maceió

A queda no número de mortes violentas no mês de abril, em Alagoas, foi um dos assuntos abordados pelos deputados, na sessão desta quarta-feira, 6, da Assembleia Legislativa de Alagoas. O deputado Pastor João Luiz (DEM) usou a tribuna da Casa para destacar as mudanças de atitude na Segurança Pública do Estado.

O pastor lembra que até o ano passado, a sociedade alagoana estava perdendo as esperanças e citou como exemplo o número de igrejas evangélicas roubadas. “Foram 38 igrejas assaltadas, em 60 dias. Nós nem fazíamos mais Boletim de Ocorrência porque não havia resultado e nem sempre conseguíamos registrar a queixa”, disse.

Para o deputado, o trabalho desenvolvido pelo Governo Renan Filho e pelo secretário de Defesa Social Alfredo Gaspar de Mendonça, tem surtido o efeito desejado. “Estamos começando a recuperar a confiança de viver em Alagoas. Parece uma coisa simples, mas comemoramos a redução do número de homicídios. Este ano foram 176 assassinatos a menos que o mesmo período no ano passado. A Polícia Militar na rua era o que a gente clamava todos os dias”, concluiu o deputado.

O deputado aproveitou para destacar a importância da atuação do Gecoc e 17ª Vara Criminal, em parceria com a Defesa Social.

Além do pastor João Luiz, outros deputados ocuparam a tribuna, a exemplo de Dudu Holanda (PSD) que pediu a conclusão das obras na rodovia AL-430, que dá acesso ao município de Flexeiras e criticou o problema da falta de água em Maceió.

Segundo Holanda, o bairro do Benedito Bentes, por exemplo, que é maior que boa parte das cidades de Alagoas, há alguns anos contava com o abastecimento de poços artesianos, mas com o crescimento da população, ficou dependendo dos serviços da Casal.

O deputado destacou que diversos bairros estão sofrendo com o sistema de rodízio de água e criticou que muitos não se importam com a situação, porque moram em condomínios. “A população mais humilde não tem água na cidade. É necessário que o nosso governador se empenhe para resolver o problema”, ressalta. A observação do parlamentar ocorre, mais de 15 dias após o início do rodízio estabelecido pela Casal para realização da obra de recuperação da Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira. A conclusão da obra está prevista para o dia 17 de maio.

Em aparte, o deputado João Luiz conclamou os pares a chamar a Casal para um debate sobre os sistemas de abastecimento de água de Maceió e má qualidade ofertada à população. “Desafio alguém da Casal a ingerir o primeiro copo com água do dia, que sai nas torneiras”, disse, referindo-se à ferrugem observada na água, que podem provocar sérios danos à saúde da população.

Requerimento

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB), de forma objetiva, requereu à presidência da Casa, urgência no encaminhamento do relatório que vai deliberar sobre a forma de votação (aberta ou secreta) na Assembleia Legislativa, apresentado ontem na Casa. Cunha pediu que fosse encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela importância do tema.

A pauta continua trancada na ALE.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos