Justiça Itinerante promove cidadania durante mutirão na Unit

Caio LoureiroPresidente em exercício, desembargador João Luiz, conferiu ações da Itinerante

Presidente em exercício, desembargador João Luiz, conferiu ações da Itinerante

Viúvo há quase dois anos, o vendedor autônomo de protetores solar nas praias da Capital, Manuel Gomes da Silva, de 68 anos, procurou o mutirão da Justiça Itinerante, realizado em parceira com o Centro Universitário Tiradentes (Unit), para regularizar o atestado de óbito de sua primeira esposa e poder se casar novamente. Desde julho de 2014, o vendedor tenta mudar o nome da esposa que foi colocado errado no documento e foi avisado que no mutirão poderia resolver a pendência.

     “Um homem da minha idade não deve ficar sozinho. Já queríamos ter nos casado antes, não consegui consertar o documento. Agora teremos que adiar o casamento para dezembro, porque quero fazer uma festa e essa época de chuva que está chegando é ruim de vender na praia”, disse Manuel Gomes que fez questão de destacar que sua noiva tem a mesma idade que ele.

     Expedição de documentos, audiências de 400 processos de menor complexidade e 220 casamentos foram alguns dos serviços ofertados pela Justiça Itinerante. A Unit disponibilizou oficinas, como elaborar um currículo, por exemplo, atividades em prol da saúde e apresentações artísticas. Além disso, estudantes de vários cursos da instituição puderam colaborar com a ação. A ação da Itinerante está sendo realizada na sede da Unit.

O desembargador João Luiz Azevedo Lessa, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no exercício da presidência, conferiu de perto o mutirão e destacou a relevância da ação de cidadania. “É uma preocupação do presidente Washington Luiz Damasceno fazer com que a Justiça se aproxime mais da população e tenho certeza de muitos eventos desse porte serão realizados novamente”, afirmou o desembargador.

     O magistrado André Gêda Peixoto Melo, coordenador da Justiça Itinerante, destacou a importância de acrescentar outras atividades nos mutirões, além da prestação jurisdicional. “O objetivo principal do programa é oferecer cada vez mais serviços por meio de parcerias e com isso garantir mais cidadania à população”, afirmou.

     Ainda de acordo com o juiz coordenador, as cidades de São José da Tapera, Arapiraca e Campo Alegre devem receber os serviços itinerantes ainda nesse primeiro semestre. “Também já estamos nos organizando com a Unit para que no segundo semestre nós façamos outros mutirões como este nos bairros do Benedito Bentes e no Jacitinho”, adiantou o magistrado.

     A auxiliar de enfermagem Maria Gorete da Silva, 53 anos, e o marido José Adelino da Silva, 66 anos, aproveitaram a ação para legalizar a guarda do casal de netos de 9 e 11 anos. Segunda a avó, desde pequenos eles moravam perto dos avós e que desde a separação dos pais, em junho de 2014, os dois passaram a morar com eles.

     “Meu filho trabalha o dia todo e a mãe deles está doente, por isso fiquei com meus netos. Agora nós queremos oficializar na Justiça e a Defensoria nos orientou a vir hoje aqui. Nossos netos são muito queridos e apegados a nós dois”, disse a auxiliar de enfermagem.

Fonte: TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos