Prefeitura inaugura segunda Sala do Empreendedor

Prefeito Rui Palmeira participa da inauguração da Sala do Empreendedor na Associação Comercial. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Depois do Benedito Bentes, chegou a vez do bairro de Jaraguá ter a sua Sala do Empreendedor. O espaço foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) e vai funcionar na sede da Associação Comercial. As Salas são resultado da parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Associação Comercial de Maceió e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae).

“Inauguramos a primeira sala no Shopping Pátio, no Benedito Bentes, no mês passado, hoje aqui no Jaraguá e a próxima Sala será no Jacintinho. A implantação dessas salas, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial, mostra a importância da valorização do pequeno e microempresário da cidade de Maceió. Apoiá-los significa fortalecer a economia da cidade de Maceió”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

Rui ponderou que “a maioria dos empregos na cidade é gerada por esses pequenos negócios: padarias, oficinas, mercadinhos, armarinhos. São muitas pessoas que precisam desse suporte que será dado. Essas ações visam beneficiar, sobretudo, o comércio local dessas regiões. Mas, queremos chegar a outros pontos da cidade com a Sala do Empreendedor e nosso intuito é apoiar o pequeno empresário e, com isso, gerar mais emprego e renda para a cidade de Maceió”.

Na Sala, que funcionará em horário comercial, o empreendedor terá atendimento gratuito e acesso a serviços como: orientação para abertura de empresa e de como montar um negócio, formalização da empresa, emissão de notas e certidões fiscais, créditos e linhas de crédito disponíveis, informações sobre licitações da Prefeitura, impressão de guias, pagamentos e impostos, além de acesso a capacitações, cursos e palestras.

As Salas têm uma localização estratégica, sobre isso, o vice-prefeito Marcelo Palmeira, destacou: “esse serviço está descentralizado, próximo de quem precisa, à disposição de quem está na parte alta, aqui na parte baixa e em breve, estará no Jacintinho. É importante divulgar e facilitar o acesso à informação e à formalização, para encurtar caminhos e serviços e para que as empresas possam funcionar dentro da legalidade e da melhor maneira possível”.

Ações como esta, na visão da secretária Solange Jurema, titular da Semtabes, demonstram a preocupação da gestão com o desenvolvimento econômico e social da capital alagoana. “Tudo isso vem melhorar a qualidade e ampliar as possibilidades dos micro e pequenos empreendedores. A grande força motora da nossa economia está nos pequenos negócios. É muito importante que esse público tenha assistência e consultoria adequadas para que seus negócios não quebrem, pelo contrário, que eles sigam adiantem e melhorem”, afirmou Solange.

De acordo com Marcos Vieira, diretor-superintendente do Sebrae/Alagoas, o estado conta hoje com 70 Salas do Empreendedor, sendo duas em Maceió e uma terceira que será aberta em breve para facilitar a vida dos empresários e dos empreendedores em potencial. Segundo ele, um consultor do Sebrae estará à disposição para atender o empresário que procurar a Sala.

“Os negócios se dão no território municipal e a Prefeitura é uma parceira de primeira linha, assim como o Governo do Estado. Neste contexto, temos tudo para que o micro e pequenos negócios sejam fortalecidos”, pontuou Vieira.

Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió, que sediará a Sala, o espaço é essencial para continuar alavancando os negócios locais. “Aqui, o empreendedor terá todo o suporte técnico da entidade, do Sebrae e Prefeitura para desenvolver a sua atividade comercial cumprindo a legislação, dentro da formalidade, obedecendo os critérios, mas tendo todo o amparo para que ele não venha falhar no seu negócio”, ressaltou.

Participaram da solenidade ainda o superintendente José Márcio Maia, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o deputado federal Pedro Vilela, o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, que representou o governador Renan Filho, e o vereador Chico Filho. Os secretários municipais Adriana Vilela (Gabinete do Prefeito) e Roberto Fernandes (Infraestrutura) também estiveram presentes.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos