Sesau realiza Fiscalização Preventiva na Bacia do Rio São Francisco

Sesauibama

Técnicos da Secretária de Estado da Saúde (Sesau) iniciaram, nesta segunda-feira (18), a terceira etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica no Rio São Francisco (FPI do São Francisco). A ação, cuja cerimônia de abertura ocorreu neste domingo (17), em Santana do Ipanema, vai ocorrer até o dia 29 deste mês e irá contar com a participação de 22 órgãos dos governos estadual e federal, visando detectar problemas ambientais, atuar na educação da população e prevenir danos ao meio ambiente da região.

A Sesau vai atuar na fiscalização de centros de saúde da região, no abastecimento de água e esgotamento sanitário, segundo explicou a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha. “Os técnicos da Sesau irão visitar sete cidades da região e realizar fiscalizações e instruções sobre o descarte de material hospitalar, qualidade e segurança da água e cuidados gerais sobre o cuidado com o meio ambiente”, destacou a diretora.

Elisabeth ressaltou que qualquer irregularidade encontrada pela equipe será encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE), que tomará as devidas providências sobre a questão. “O objetivo principal da ação é a manutenção da Bacia do Rio São Francisco e garantir saúde e qualidade de vida para os habitantes da região”, declarou.

Entre os órgãos que participam do projeto estão Ministério Público do Estado de Alagoas, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado da Pesca e da Aquicultura, Polícia Militar de Alagoas e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas.

Também fazem parte da terceira etapa da FPI, o Ibama, Departamento Nacional de Produção Mineral, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Marinha do Brasil, Fundação Nacional da Saúde, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas.

Fonte: Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos