Ação educativa engloba programação do 15º Ato Ufal em Defesa da Vida

Ascom/UfalUfal em defesa da vida

Ufal em defesa da vida

O 15º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida será realizado no auditório da Reitoria, em Maceió, entre os dias 26 e 27 de maio com variada programação. Mas, antes, durante esta quarta-feira, 20, a partir das 8h, por meio de uma parceria com o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), haverá ação educativa com base na campanha #UfalNoMaioAmarelo, em que a avenida principal do Campus A.C. Simões, em Maceió, terá suas árvores envelopadas com tecidos da cor amarela, além de malhas nos prédios das Unidades Acadêmicas.

Segundo a professora Ruth Vasconcelos, coordenadora do Programa, a ação será voltada às comunidades acadêmica e circunvizinha, além de levar para dentro dos ônibus informações para promover sensibilização sobre o tema do ato deste ano, que será Trânsito: Violências, traumas e sequelas. Prevenção ou morte?. Ruth comenta, ainda, a importância da parceria ao destacar que o Detran-AL está percebendo a riqueza de um espaço como é a Ufal.

“O Detran estará aqui no Campus A.C. Simões com cerca de dez educadores fazendo ações teatrais vestidos de amarelo, com a promoção de ações educativas, entrando nos ônibus, conversando com a comunidade. Isso é importante porque estão percebendo que o espaço da nossa Universidade é muito rico para uma atuação de um órgão como o Detran, pela pluralidade de pessoas que transitam pelo campus. Essa é uma parceria muito interessante e imagino que não é momentâneo; imagino que possa se tornar permanente”, avaliou.

No início deste mês, representantes do Detran se reuniram com a equipe da Ufal envolvida no Programa, para estreitar as relações e confirmar a parceria. Na ocasião, o coordenador de Educação do Detran-AL, Daniel Celestino, falou sobre essa ação. “Estreitando ainda mais a parceria entre a Ufal e o Detran, tendo em vista a preocupação com a preservação da vida, nada tão propício como o ambiente universitário para tratar do assunto”, afirmou Daniel.

População deve participar

Ruth Vasconcelos aproveita a ocasião para relembrar que existe um questionário que pode ser respondido até a próxima segunda-feira, 25. As perguntas são mais voltadas àqueles que estão na rotina diária do trânsito, como os motoristas, mas quem não dirige pode responder o último tópico, em que as pessoas podem relatar se conhecem ou não casos de vítimas da violência.

“É muito importante pensar em como as pessoas estão se distraindo no trânsito por causa do uso do smartphone. O transito é atenção e fatores como esses podem provocar acidentes. A gente precisa alertar o quanto o trânsito pode trazer sofrimento às famílias”, complementou a professora, ao solicitar o envio de relatos e imagens sobre o assunto para o e-mail emdefesadavida@gmail.com até dia 25 ou trazer no dia do ato.

“A nossa ideia é solicitar que as pessoas nos enviem esse material, das vítimas de acidentes – fatais ou que ficaram com alguma sequela para fazermos um monumento que será exposto no hall da Reitoria durante o Ato. Haverá uma torre de pneus, que serão colocados pneus de carros e caminhões onde iremos pintá-los de amarelo e os pneus serviriam como suporte para receber as fotos e depoimentos”, disse Ruth Vasconcelos.

Ela alerta para o critério do envio das informações para ajudar na composição do monumento. “Não queremos fotos de acidentes e sim de pessoas que perderam a vida por gestos de imprudência no trânsito. Queremos realçar a dimensão das perdas que poderiam ser evitáveis, preveníveis. Nossa ideia é, de fato, chamar atenção para a questão de que em um segundo você pode destruir a vida de alguém e a sua também porque quem se envolve no acidente também vive um trauma”, explicou a professora.

O monumento, no entanto, será itinerante e deverá ser exposto em vários espaços do Campus A.C. Simões, em Maceió.

Programação do Ato

Durante toda a terça-feira, 26, a 15ª edição do Ato Ufal em Defesa da Vida promoverá palestras e mesas-redondas acerca do tema escolhido. As duas serão realizadas no auditório da Reitoria, às 9h e às 14h. Pela manhã, a mesa será sobre O trânsito como um espaço de relações sociais: o respeito e a responsabilidade em defesa da vida; já na faixa da tarde, tem como tema O planejamento e a mobilidade urbana como fatores preventivos a violências, traumas e sequelas no trânsito. Veja os palestrantes na imagem em anexo.

Os participantes do evento ganharão certificados de até 8 horas e as inscrições podem ser feitas no local. Tais palestras estão relacionadas com a campanha #UfalNoMaioAmarelo, que promoveu, na última semana, reflexões sobre o trânsito no campus para toda a comunidade. O ato propõe, ainda, uma reflexão sobre as milhares de vítimas que tiveram suas vidas abreviadas decorrentes de atitudes violentas, intolerantes e inconsequentes nas ruas e estradas brasileiras e alagoanas.

Fonte: Ascom/UFAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos