Nascente recuperada pelo Governo do Estado leva água a 500 famílias em Capela

Moradores percorriam mais de dois quilômetros para conseguir acesso ao recurso, de forma a arriscar a saúde

Ascom/SemarhNascente recuperada pelo Governo do Estado leva água a 500 famílias em Capela

Nascente recuperada pelo Governo do Estado leva água a 500 famílias em Capela

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos entrega, nesta sexta-feira (22), às 10h, uma nascente que levará água tratada e própria para consumo humano a, aproximadamente, 500 famílias residentes na Rua do Alto, Maria Morais e Patrimônio, no município de Capela. Há mais de 50 anos os moradores aguardavam uma medida do Estado para sanar esta deficiência no fornecimento de água.

Foram necessários pouco mais de 35 dias para que os problemas enfrentados pelas famílias tivessem o engajamento do Governo do Estado em uma causa tão relevante. O técnico da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Adolfo Barbosa, recordou que as pessoas precisavam se deslocar mais de dois quilômetros para conseguir água de forma insegura para a saúde das famílias.

Com base nos levantamentos realizados pelo estado, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos deu início aos trabalhos, com o isolamento e revitalização da área e plantio de mudas naturais daquela região. O reflorestamento, segundo Adolfo Barbosa, é importante porque o corpo d´água precisa de proteção para evitar que animais, por exemplo, tenham contato direto com o local.

Passado este procedimento, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. Segundo o técnico do órgão, Adolfo Barbosa, a água será armazenada em ambiente fechado, com a finalidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

“O fato de manter a água limpa em local fechado protege a população de doenças como diarreia e, até mesmo, evita que o mosquito da dengue se prolifere”, explicou.

Gestão e educação ambiental
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, a integração para resolver uma deficiência existente há mais de cinco décadas foi essencial para que, em menos de cinco meses de gestão em Alagoas, o governo contemplasse mais de 500 famílias com uma ação eficaz.

“O programa de Recuperação de Nascentes mostra um novo horizonte para as comunidades com deficiência no abastecimento de água. Este trabalho está sendo ampliado pelo governo para continuar beneficiando mais famílias. Em Capela, por exemplo, as pessoas, para ter acesso à água, precisavam percorrer mais de dois quilômetros e trazer o recurso em baldes, carros de mão. A realidade atual é que os moradores vão conseguir água praticamente em suas residências”, declarou o secretário Alexandre Ayres.

Enquanto os trabalhos eram realizados na Rua do Alto, em Capela, a comunidade participou ativamente das ações alusivas à educação ambiental. O técnico Adolfo Barbosa explicou que os moradores estão cientes em manter a nascente de maneira intacta para não causar danos no fornecimento de água.

Palestras foram ministradas em escolas municipais e cartilhas traziam impressas informações sobre a preservação dos recursos naturais. Adolfo Barbosa ressaltou que, após a entrega da nascente completamente revitalizada, as famílias atuarão como agentes de fiscalização a fim de evitar danos e continuar usufruindo do recurso.

 

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos