Greve da Educação: Câmara vai promover reunião entre professores e secretários

Ascom/CâmaraCâmara de Maceió

Câmara de Maceió

Os vereadores de Maceió receberam, mais uma vez, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21), uma comissão de trabalhadores na Educação de Alagoas. Os profissionais foram solicitar que o Poder Legislativo faça uma intermediação junto ao Executivo para que se encontre uma solução para a greve dos professores da rede municipal que, nesta sexta, completa um mês.

Para recebe-los em Plenário, a sessão foi suspensa por 20 minutos. Representantes do sindicato da categoria usaram a tribuna para relatar as dificuldades que estão encontrando nas negociações com a Prefeitura. Eles solicitam melhoria nas condições de trabalho e um reajuste salarial de 13%. Mas, como contrapartida, lhes foram oferecidos apenas 2% de aumento, o que gerou o impasse.

Para o vereador Guilherme Soares (PROS), presidente da Comissão Permanente de Educação da Casa, o movimento grevista tem que acabar o mais rápido possível. Por isso, ele apelou pelo entendimento. “Estamos há um mês com as escolas vazias e os maiores prejudicados são os alunos que ficam sem estudar”, disse. “É preciso o diálogo. Sentar à mesa e abrir o diálogo”, completou.

Por sugestão da vereadora Heloísa Helena (PSOL), a Câmara deve promover, na próxima semana, uma reunião amplificada com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Finanças (SMF) e Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Alagoas (Sinteal) para discutir a pauta de reivindicação dos professores e para que a Prefeitura possa informar sobre suas condições financeiras atuais.
O líder do governo na Casa, vereador Eduardo Canuto (PV) se prontificou a conversar com os secretários para definir o dia da reunião, dependendo da agenda deles.

ORDEM DO DIA – Após a reunião com os educadores, a sessão foi retomada e os parlamentares aprovaram projetos e requerimentos que constavam na Ordem do Dia. Entre eles, em primeira discussão, um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Antonio Hollanda (PMDB) que concede o título de Cidadão Honorário ao senhor Cesar Bruno Coelho, proprietário da rede Ritz de hotéis. “Homenagear o empresário Cesar Bruno é agradecer por todos os serviços prestados por ele a Maceió, afinal, sem a instalação dos hotéis de sua rede, não seriam gerados centenas de postos de trabalho, que hoje são ocupados por maceioenses”, justificou o peemedebista.

De autoria do vereador Luiz Carlos Santana (DEM), foi aprovado um requerimento solicitando que seja construído um banheiro adaptado próximo à pista de atletismo do Cepa, no bairro do Farol. “É um absurdo que um local bastante frequentado por vários atletas, inclusive cadeirantes, não se tenha um simples banheiro para atendê-los”. O pedido do vereador sensibilizou os demais parlamentares, que decidiram subscrever em bloco o requerimento.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos