Agentes penitenciários deflagram paralisação de 72h nesta sexta-feira

Manifestação exige melhorias na estrutura do sistema penitenciário e a criação de um plano de cargos e carreiras.

Danielle Silva/ Alagoas24HorasAgentes penitenciários organizam paralisação

Agentes penitenciários organizam paralisação (Foto: Alagoas 24 Horas/ Arquivo)

Os agentes penitenciários paralisam as atividades nesta sexta-feira (22). A decisão dura 72h e foi tomada durante assembleia realizada nesta semana. O percentual mínimo de 30% dos trabalhos está sendo mantido.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), a manifestação tem por objetivo sensibilizar o governo para os problemas de estrutura do sistema penitenciário como a criação de um plano de cargos e carreira, além da instituição de concursos públicos.

Ainda segundo o sindicato, as negociações com o governo estão paralisadas por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que impede a realização de reajustes salariais.

“Mesmo assim as condições insalubres de trabalho não passam pela LRF e poderiam ter sido solucionadas”, diz Vitor Leite, diretor financeiro do Sindapen.

A secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) disse estar ciente da paralisação e espera pelo desfecho da situação. A secretaria não apresentou nenhuma solução para o problema até o momento.

Com a paralisação somente os serviços de visita íntima estão suspensos, inclusive aos finais de semana. Serviços como a confecção de alvarás de soltura e a segurança interna das unidades continuam normalmente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos