Vigilância Sanitária realiza fiscalização em pizzarias e apreende 120kg de alimentos

Vigilância Sanitária apreende 27 kg de queijo clandestino em estabelecimento no bairro do Feitosa. (Foto: Ascom/SMS)
Vigilância Sanitária apreende 27 kg de queijo clandestino em estabelecimento no bairro do Feitosa. (Foto: Ascom/SMS)

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) vem intensificando as ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais da capital. Na noite deste sábado (23), sete pizzarias receberam os fiscais, que realizaram uma operação para identificar queijo e laticínios fora de condições de uso e que, por isso, representavam risco para a saúde pública.  Dos sete estabelecimentos vistoriados, os fiscais realizaram apreensão em dois deles, recolhendo de 119 quilos de mercadoria irregular.

No primeiro estabelecimento vistoriado, no bairro da Mangabeiras, os fiscais constataram quatro embalagens de salame que estavam sem informações de validade ou data de fabricação na embalagem. Os produtos, apreendidos em pequena quantidade, foram destruídos no próprio local.

De acordo com Lara Campelo, fiscal da Inspetoria de Alimentos da Visa, esse trabalho de fiscalização ocorre de forma integrada com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). “A Adeal foca essa fiscalização em fábricas de queijo, muitas delas clandestinas e nós, da Vigilância, no varejo. Essas fábricas fornecem queijo tanto para o ambulante que vende na praia, quanto para pizzarias e padarias da capital, que muitas vezes adquirem esses produtos a baixo custo, mas sem atentarem para a forma precária como são produzidos, sem qualquer higiene, trazendo grande risco para a saúde de quem os consome”, explicou Campelo.

Fiscais vistoriam produtos em pizzaria na Mangabeiras (Foto: Ascom/SMS)
Fiscais vistoriam produtos em pizzaria na Mangabeiras (Foto: Ascom/SMS)

A Vigilância Sanitária também realizou inspeções em cnco pizzarias do Barro Duro e no Feitosa, com uma apreensão. Em uma pizzaria localizada no Feitosa, foram apreendidos 27 kg de queijo mussarela clandestino. De acordo com os fiscais, o produto não foi comprado de um fornecedor licenciado.

A mercadoria foi apreendida e o estabelecimento foi autuado e penalizado. Foi aberto um alto de infração que pode acarretar multa, advertência ou mesmo interdição do local. A pizzaria também não apresentou o alvará sanitário de funcionamento, tendo, portanto, dois dias uteis, para requerer o documento junto à Vigilância para regularizar o funcionamento do local.

O outro estabelecimento onde houve apreensão de mercadorias foi no Barro Duro. No local, os fiscais encontraram 70kg de coração de galinha vencidos, 17 peças de queijo coalho e 4 embalagens de salame. O alvará sanitário também estava com o prazo expirado. Os proprietários da pizzaria foram autuados e têm quinze dias para apresentar sua defesa junta à Vigilância Sanitária e solicitar o mais rápido possível a visita dos fiscais para requerer um novo alvará sanitário para o ano 2015/2016.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos