Partido governista tem pior resultado em eleições da Espanha em 20 anos

Pleito foram teste antes das eleições gerais marcadas para novembro. Novos partidos provocaram fragmentação dos votos.

Eleitores comemoram os resultados das eleições locais em Valencia, Espanha (Foto: Heino Kalis/Reuters)
Eleitores comemoram os resultados das eleições locais em Valencia, Espanha (Foto: Heino Kalis/Reuters)

O Partido Popular (PP) espanhol foi derrotado nas eleições regionais e municipais de domingo (24), à medida que os eleitores puniram o primeiro-ministro Mariano Rajoy por quatro anos de cortes de gastos e uma série de escândalos de corrupção.

Em um teste antes das eleições gerais marcadas para novembro, o PP teve seu pior resultado em mais de 20 anos, diante do surgimento de novos partidos que provocaram uma fragmentação dos votos.

Os espanhóis rejeitaram a estabilidade oferecida pelo PP e os rivais socialistas, que têm se alternado no poder desde o fim da ditadura há 40 anos, e optaram pelas mudanças apresentadas pelos novos partidos – o Cidadãos (pró-mercado) e o Podemos (antiausteridade).

Apesar de o PP ter recebido mais votos do que qualquer outro partido, a legenda e os socialistas ficaram sem obter maioria geral na maior parte das regiões. Os dois partidos terão que negociar coalizões com outros partidos em 13 das 17 regiões espanholas que foram às urnas no domingo, junto com mais de 8.000 cidades.

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos