Testes para DSTs/Aids: gestantes terão prioridade

11013318_977654712258265_6382998390179788785_n

A Coordenação do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, no final da semana passada,  treinamento com técnicas em enfermagem e enfermeiras que trabalham nas unidades de saúde da capital ensinando a como realizar os testes para detectar doenças como sífilis, hepatite C e Aids, especialmente para mulheres gestantes que estão fazendo o pré-natal.  A enfermeira obstétrica da equipe, Sueli Rodrigues, comandou os trabalho no Bloco I do PAM Salgadinho.  No próximo dia 11 de junho acontecerá outra capacitação, com o mesmo público, incluindo equipe de saúde dos presídios.

No início do mês, essas profissionais receberam informações teóricas para saber como acolher e aconselhar mulheres grávidas que sejam diagnosticadas com doença sexualmente transmissível.

Nesse segundo momento, as profissionais aprenderam a parte prática, o passo a passo para o diagnóstico das DST/Aids. As aprendizes compareceram à capacitação trajadas da mesma forma como trabalham nas unidades – todas de jaleco, máscaras, luvas e touca.

Sueli Rodrigues explicou a necessidade urgente do teste em gestantes para que a mulheres com alguma doença possam iniciar o quanto antes o tratamento.

No Bloco I do PAM Salgadinho, já existe uma Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde as pessoas com doenças sexualmente transmissíveis fazem tratamento com os diferentes especialistas e se reúnem uma vez por mês para discutir os avanços da medicina no tratamento das doenças e trocar experiências. Gestantes que residem na parte baixa da cidade ou mesmo do interior são testadas e aconselhadas nessa unidade.

O mesmo serviço funciona no Hospital Universitário (HU), que também tem um CTA para as gestantes que residem na parte alta da capital alagoana. “Já deveríamos ter esse serviço descentralizado nas unidades, mas nunca é tarde para avançarmos na prestação de serviços aos usuários e gestantes do SUS”, ressalta Sueli Rodrigues.

O material utilizado para diagnóstico da sífilis, hepatite C e Aids são todos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

A gestante passa por todos os testes num mesmo dia. Cada unidade de saúde disponibiliza uma bancada onde enfermeiras ou auxiliares de enfermagem capacitadas colhem o sangue da paciente e em pouco tempo, os resultados estão disponíveis. Os resultados são entregues reservadamente. No caso de positivo por algum desses vírus, a paciente passará por atendimento especial e será encaminhada para tratamento.

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos