Food trucks serão tema de audiência pública na Câmara

Em requerimento proposto pela vereadora Silvania Barbosa (PPS) e aprovado na tarde desta terça-feira (26) em discussão única, a Câmara de Vereadores de Maceió realizará audiência pública para discutir a situação dos profissionais especializados em restaurantes volantes, os ‘food trucks’. A proposta tem como objetivo definir as regras para a autorização da atividade na capital alagoana.

Desde o surgimento dos primeiros food trucks em Maceió a atividade tem dividido opiniões. Os moradores da Ponta Verde, sobretudo os da Avenida Silvio Carlos Viana, solicitaram a retirada dos trailers alegando poluição visual e obstrução do trânsito. Turistas e consumidores discordam, mas uma portaria publicada no dia 20 de março deste ano proíbe o estacionamento de veículos que estejam comercializando mercadorias, materiais ou equipamentos, ainda que não exista sinalização regulamentada, mas que de alguma forma promova obstrução da via pública, causando obstáculo para circulação de veículos e pedestres.

Também há estudo que sugere a transferência dos food trucks para o Corredor Vera Arruda, no Stella Maris, mas os moradores do entorno também se manifestaram contrários à transferência. Com a portaria, os donos de food trucks foram relocados para perto do Alagoinhas – hoje um canteiro de obras para a construção do Marco Referencial.

Entendendo que a classe precisa ser melhor amparada e que o desenvolvimento da atividade gerará renda para o município, a vereadora Silvania Barbosa propôs a audiência antes que o projeto de autoria do vereador Chico Filho, que trata do tema, seja colocado em votação. O desafio agora é encontrar uma data para realizar a audiência, em virtude do calendário da Casa de Mário Guimarães.

Autor do PL, o vereador Chico Filho ressaltou que a implantação dos foods trucks é viável, porém da forma como está sendo feita é inexequível. “Não é objetivo da Casa vender ilusão e apresentar PLs que não tenham a menor condição de serem executados pelo poder público.” Por esta razão, ele apoiou a iniciativa da audiência pública. O alto investimento para a confecção de um food trucks também foi colocado em pauta pelo vereador que apontou este como mais um motivo para que o assunto seja debatido com a sociedade. A confecção de um food trucks gira em torno de R$ 100 mil.

Alagoas24horas/ArquivoTrailers ficavam perfilados na Silvio Vianna

Trailers ficavam perfilados na Silvio Vianna

Fonte: Ascom Silvania Barbosa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos