Slum retira 30 toneladas de resíduos de canal

Ação em canal na Grota do Cigano integra programação da chamada Operação Inverno. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)

Ação em canal na Grota do Cigano integra programação da chamada Operação Inverno. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)

Ao entrar no acesso para a Grota do Cigano, na manhã desta quarta-feira (27), a aposentada Vani de Oliveira franziu o semblante e levou às mãos ao rosto ao sentir o forte odor exalado pelo material retirado do canal que passa pela comunidade. Mas logo ao constatar que se tratava de mais uma intervenção da Prefeitura de Maceió para melhorar a situação de limpeza da localidade, a expressão mudou.

“Isso é muito importante para as pessoas que moram aqui”, atestou ela, que estava acompanhada da filha. “A gente sabe que a Prefeitura faz a sua parte. Agora, veja o quanto tem de lixo. É uma pena que as pessoas não tenham consciência e amanhã voltem a sujar”, apontou a aposentada.

E suja mesmo. Durante a operação iniciada no dia anterior, a estimativa é que sejam retirados até 30 toneladas de lama e resíduos depositados no canal. A intervenção no canal situado na Grota do Cigano – localizada entre os bairros de Jacintinho e Mangabeiras – envolve uma equipe com dez agentes de limpeza e uma máquina retroescavadeira.

A aposentada Vani de Oliveira em meio aos garis durante limpeza na Grota do Cigano. Ela aprovou a limpeza, mas lamentou o descarte inadequado realizado pela população. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)

A aposentada Vani de Oliveira em meio aos garis durante limpeza na Grota do Cigano. Ela aprovou a limpeza, mas lamentou o descarte inadequado realizado pela população. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)

Operação Inverno

Além de integrar a programação de limpeza de canais realizada periodicamente pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a ação dá prosseguimento à chamada Operação Inverno cujo objetivo é minimizar os impactos provocados pelas chuvas – que caem com maior incidência nesta época do ano –, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

“É um trabalho preventivo que é feito próximo à chamada quadra chuvosa – período de maior incidência pluviométrico que ocorre entre maio e agosto –, principalmente nos canais que cortam as grotas”, esclareceu Pablo Ângelo de Almeida, diretor de operações da Slum.

Na Operação Inverno, a Defesa Civil realiza um mapeamento prévio das localidades com pontos mais críticos em relação à limpeza em grotas e canais. A ideia é se antecipar ao período de chuvas.

“Foram identificados sete pontos para a Operação Inverno e nós já atuamos em quatro deles: Grota do Arroz, Grota do Ouro Preto, Grota do Aterro e Grota do Cigano. A pretensão é continuar os trabalhos para outras áreas consideradas de risco”, disse Pablo Ângelo.

No caso específico dos canais, a Slum realizou serviços recentes no chamado Canal da Cavalaria, em Bebedouro, e em todos os canais da região da Levada. “Estamos com a barragem móvel – que é um equipamento diferenciado utilizado para a limpeza de canais – instalada de modo fixo no Vale do Reginaldo, e com mais outras duas: uma no Riacho do Sapo e outra na região do Trapiche”, detalhou o diretor.

Na sequência, a programação deve contemplar ações de limpeza com equipes manuais e equipamento mecanizado no Riacho do Silva, em Bebedouro, e no Canal de Águas Férreas, em Cruz das Almas.

Fonte: Ascom Slum

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos