Marvel cancela produtos licenciados de X-Men e Quarteto Fantástico

(Arte: Stuart Immonen)
(Arte: Stuart Immonen)

Há um bom tempo se fala que desde que a Marvel passou a fazer parte do conglomerado Disney as coisas foram ficando difíceis para os X-Men e para o Quarteto Fantástico. As duas equipes passaram por sérias mudanças nos quadrinhos com o passar dos anos e agora estão à beira de uma completa quebra de paradigma: o 4F terá sua publicação mensal encerrada em junho e os X-Men mudarão completamente depois da saga Secret Wars.

Tudo isso vem acontecendo porque a Disney quer evitar relações diretas com sua concorrente 20th Century Fox, estúdio que detém os direitos do Quarteto e dos X-Men desde o fim dos anos 1990. A primeira notícia que se teve de que a Disney começaria a boicotar a Fox de alguma forma foi em 2014, exatamente há um ano. Todos os artistas que trabalhavam para a Marvel, tanto os exclusivos como os freelancers, estavam proibidos de fazer artes comissionadas do Quarteto. A partir daí, outras coisas aconteceram para que a Disney fortalecesse sua decisão.

Há menos de uma semana, conforme reportado exclusivamente pelo Bleeding Cool, a fábrica de estatuetas XM Studios Premium Collectiblesestava mostrando seu novo diorama dos X-Men com o Sentinela, uma criação oficialmente licenciada. Todavia, há poucos dias, a empresa postou o seguinte em sua página oficial no Facebook:

Amigos, hoje é um dia triste para todos nós por razões que não podemos discutir muito. Fomos solicitados a parar de produzir totdos os personagens dos X-Men. Isso significa que o Cable que estávamos fazendo não será lançado. O mesmo vale para o Diorama do Sentinela que tantos estavam esperando. Esperamos que esta decisão não dure para sempre e que possamos cumprir com nossas promessas, não importa quanto tempo leve!

A empresa ainda esclareceu na rede social que eles também estão proibidos de criar qualquer produto com o Quarteto Fantástico. Recentemente a Marvel lançou camisetas oficiais das Guerras Secretas originais, mas os X-Men e os membros do Quarteto que estavam na história foram propositalmente retirados das artes promocionais.

Ainda não está clara vantagem que a Disney tem em tomar tal atitude. Ainda que ela esteja cruzando fogo com a Fox por suas propriedade super-heroicas, quadrinhos são uma mídia um nicho e, mesmo que seja difícil prever o quanto as revistas do Quarteto Fantástico venderiam mais ou menos por causa do filme, é natural que a maior parte dos consumidores sejam seus fãs de longa data. Logo, não há motivo para que haja confusão entre consumidores sobre a versão do cinema e a versão dos quadrinhos. O mesmo vale para os X-Men, que passaram por infinitas reformulações editoriais através das décadas.

A Disney ainda não se pronunciou sobre o assunto. O novo filme do Quarteto Fantástico entreia em 7 de agosto de 2015 no Brasil. Já o novo filme dos mutantes, X-Men Apocalypse, está sendo filmado por Bryan Singer.

Fonte: Terra Zero

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos