SMS intensifica vacina contra gripe em postos volantes neste sábado

Vacina contra a gripe.  Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Vacina contra a gripe. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Com o objetivo de atingir a cobertura de 80% da população-alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, promove neste sábado (30) uma nova ação de intensificação da campanha, disponibilizando a aplicação das doses em algumas unidades de saúde e em postos volantes. A estratégia será adotada mais uma vez pela SMS para facilitar o acesso da população à imunização.

“Além das unidades de saúde definidas, teremos postos volantes em shoppings e supermercados, possibilitando, para aquelas pessoas que trabalham no horário comercial e têm dificuldade de se deslocar até uma unidade de saúde, um horário estendido, diferenciado, para que não deixem de se prevenir contra o vírus da Influenza”, afirma a coordenadora do PNI, Eunice Raquel Amorim.

Por determinação do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe se estende até o dia 5 de junho. Em Maceió, já haviam sido vacinadas, até esta quarta-feira (27), 111.600 pessoas, o que corresponde a 60,62% da meta estabelecida para o município.

A campanha é direcionada a crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas (na faixa etária dos 3 aos 59 anos) como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).

Em geral, a vacina é bem tolerada, mas alguns eventos adversos pós-vacinação podem ocorrer como reações no local da injeção (sensibilidade, vermelhidão e inchaço) e reações generalizadas, como febre, mal-estar e mialgia. A vacina é contra-indiciada para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina. Os usuários que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem tomar a vacina.

De acordo com Eunice Amorim, a SMS disponibiliza ainda uma equipe móvel, com a finalidade de atender pacientes acamados, sem condições de locomoção. Para que esse paciente seja imunizado, é preciso fazer o agendamento da visita da equipe móvel, através do telefone 3315-5221.
Confira os locais de vacinação deste sábado:

– G Barbosa Praia (Cruz das Almas);

– G Barbosa (Serraria);

– Hiper Bompreço (Buarque de Macedo);

– Maceió Shopping (Mangabeiras);

– Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes);

– Supermercado Super Giro (Trapiche);

– PAM Dique Estrada (Vergel);

– Supermercado Extra (Farol);

– Pam Bebedouro;

– US Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

– US Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes):

– US Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);

– US Dr. Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);

– US Djalma Loureiro (Clima Bom);

– USF Reginaldo;

– Sede do III Distrito;

– Unicompra Farol;

– USF João Sampaio;

– US João Paulo II (Jacintinho);

– US José Araújo Silva (Jacintinho);

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos