Prefeito entrega quadra esportiva revitalizada no Vergel

Quadra no Vergel foi revitalizada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Quadra no Vergel foi revitalizada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A recuperação dos espaços de lazer em Maceió é uma das prioridades da atual gestão em relação às ações de inclusão social e de incentivo à prática de hábitos saudáveis. O trabalho vem sendo realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), e contempla diversas regiões. Uma delas é o Vergel do Lago, onde a população recebeu, nesta quinta-feira (28), a quadra esportiva do bairro completamente revitalizada.

O espaço não recebia melhorias na estrutura há quase 30 anos e foi reinaugurado pelo prefeito Rui Palmeira e pelo secretário Antônio Moura, titular da Semel. Os gestores, após a entrega, receberam os agradecimentos dos moradores que prestigiaram a solenidade. Entre eles estava Marília dos Santos, que se emocionou com o resultado do trabalho realizado pelo município.

Marília dos Santos. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Marília dos Santos. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Marília coordena uma ação social no bairro, o projeto Vergel na Paz, e junto com seu grupo utilizará a nova quadra para as atividades esportivas, cuja realização estava comprometida pela falta de estrutura. “Hoje é o dia mais importante da minha vida, é a realização de um sonho. Esperamos muito por esta obra para ver a nossa quadra bonita. Perdemos muitas bolas por causa da falta de grades de proteção e incomodava os vizinhos às vezes. Agora será bem melhor”, comentou Marília.

Ruan Freire. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ruan Freire. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O espaço recebeu um investimento de mais R$ 55 mil e foi contemplado com a troca do piso, pintura em tinta especial, colocação de alambrado e telas de proteção, instalação de tabelas de basquete e construção de muros de contenção e traves de futebol. O cenário, de fato, é bem diferente do que se via antes das obras. Quem também relembra é o pequeno Ruan Freire. “A quadra era cheia de buraco e a gente se machucava. Agora está uma quadra boa e bonita”, comemorou. Feliz com a entrega, Ruan não perdeu tempo e foi um dos primeiros a vestir o colete correr para jogar futebol na quadra.

Prefeito entregou quadra reformada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Prefeito entregou quadra reformada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O depoimento dos moradores reflete os benefícios da revitalização, segundo afirmou Rui Palmeira na solenidade. O prefeito destacou que, além do esporte, a região também foi beneficiada com outros serviços do município e lembrou que a obra na quadra havia sido solicitada pelos moradores durante a inauguração do terminal de ônibus do Vergel, que fica na mesma região e foi entregue no ano passado.

Entre as melhorias levadas por órgãos municipais ao bairro, Rui listou a pavimentação e recapeamento de vias e corredores de ônibus, a exemplo do trabalho realizado recentemente na Avenida Castelo Branco e no Conjunto Lenita Vilela, a reforma das Escolas Nosso Lar e Senador Rui Palmeira, onde as obras estão em estado avançado, além da revitalização da iluminação.

“É mais uma área de lazer entregue à população, mais serviços realizados pela Prefeitura em benefício a estes moradores. São obras custeadas com recursos próprios, o que mostra que estamos fazendo tudo que é possível para economizar e ter recursos para investir em projetos que a nossa cidade precisa. Agora, com a nova quadra, a prática de esportes será em um local adequado e cabe aos moradores cuidar deste bem que é deles”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também acompanhou a entrega e destacou a importância da iniciativa. “Estamos reformando as quadras porque a Prefeitura entende que essa é uma questão de cidadania. Investir no esporte representa inclusão social, além de afastar as crianças e adolescentes da ociosidade, do mundo das drogas, da violência urbana”, acrescentou o gestor.

Esta é a sexta quadra recuperada com recursos municipais, além de outros cinco espaços de lazer que receberam serviços da Prefeitura em parceria com a iniciativa privada. Durante a entrega no Vergel, o secretário Antônio Moura contou que a Semel já licitou outras 20 obras e adiantou que, na próxima semana, o prefeito Rui Palmeira assinará a ordem de serviço para recuperação da quadra de Ipioca. “É um trabalho importante, mas é preciso também que a população cuide, mantenha o local bem conservado”, acrescentou o titular da Semel.

Rui também realizou a entrega simbólica de kits esportivos com bolas, coletes e redes para traves. O material foi recebido pelo líder comunitário do Vergel, Damião Evaristo, que comemorou os serviços. “Esperamos por isso há quase 30 anos, por isso estamos muito felizes. A quadra faz parte da nossa história. Agradecemos ao prefeito e aos envolvidos. O espaço é utilizado por estudantes de duas escolas da nossa região e essa reforma beneficiará bastante a prática de esportes”, afirmou.

Quadra no Vergel foi revitalizada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Quadra no Vergel foi revitalizada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) também atuou na região da quadra. O titular do órgão, Ib Brêda, participou da entrega e relatou que o Vergel do Lago vem recebendo melhorias na área de iluminação desde  o início da gestão. “Além dos refletores e da revitalização da iluminação aqui na quadra, tivemos intervenções por todo o bairro. Instalamos, ao todo, mais de 780 luminárias. Renovarmos a iluminação dos três campos da beira da lagoa e de duas quadras de areia no Conjunto Virgem dos Pobres”, pontuou o superintendente.

Educação Ambiental

Ação de educação ambiental. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ação de educação ambiental. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura, por meio da Superintendência Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também realizou uma ação com a comunidade e com os alunos da Escola Municipal Doutor Deraldo Campos, que fica ao lado da quadra. Os participantes tiveram acesso a uma série de atividades de educação ambiental como palestra, exibição de filmes, oficinas, exposição de produtos confeccionados com material reciclado e orientações sobre destinação correta do lixo e combate à dengue.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos