Médicos cubanos abandonam Sertão de PE e vão para Miami

Reprodução/FacebookYandra (destacada na foto) tinha uma boa relação com colegas

Yandra (destacada na foto) tinha uma boa relação com colegas

Desde o dia 11 de maio que duas Unidades de Saúde da Família (USF) de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, não tem médico. Dois cubanos, que atendiam nestes locais desde 2013, deixaram seus postos de trabalho e teriam ido para Miami, sem avisar nada.

Yandra Alayo e Leonardo Ortiz nunca deram a impressão de que deixariam a cidade e amigos não foram avisados da decisão. “Nunca recebemos reclamações quanto ao serviço deles e a população estava muito satisfeita com os médicos, mas infelizmente eles nos abandonaram”, conta Paula Duarte, coordenadora de atenção primária, da secretaria de saúde do município.

Como quem fazia pagamentos e toda parte admnistrativa do convênio era o Ministério da Saúde, Duarte não tinha muito contato com os médicos, que só dependiam da prefeitura de Serra Talhada para se deslocar até os postos. “Não havia acompanhamento pessoal deles, apenas profissional. Aqui eles receberam, assim como os outros, um apartamento mobiliado, que ficou do jeito que entregamos”, disse.

A Prefeitura só percebeu o abandono do emprego quando constatou que não haviam mais pertences pessoais no apartamento destinado aos médicos. “Algumas pessoas disseram que viram na internet que eles tinham postado fotos em Miami”, revelou a gestora. No Facebook, Yandra Alayo diz morar em Miami.

Segundo Paula Duarte, o ministério da saúde já garantiu que outros dois profissionais estão sendo mandados para Serra Talhada para suprir a ausência dos “fujões”, mas por enquanto, a Prefeitura está contratando um médico para ir uma vez por semana nos dois postos. “Sabemos que não é suficiente, mas é o que podemos fazer emergencialmente”, lamentou.

O município de Serra Talhada foi contemplado com oito médicos no programa do governo federal. Os outros seis, que permanecem exercendo suas funções normalmente, também são cubanos.

Fonte: LeiaJa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos