Sábado será de lazer com a segunda edição do Praia Acessível

Banho de Mar durante o Praia Acessível. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Banho de Mar durante o Praia Acessível. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Neste sábado (30), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realiza a segunda edição do  Praia Acessível, na orla da Pajuçara, de 7h30 até 11h30. O evento vai receber em média 160 pessoas com deficiência levadas à praia por instituições sociais. O projeto vai promover diversas atividades lúdicas e recreativas, entre elas, handebol, ginástica, capoeira e dança, além do banho de mar e stand up adaptados. Entre novidades dessa segunda etapa, também fazem parte das atrações, uma oficina de criação de brinquedos com material reciclável, exposição artística e um espaço para slackline.

O Praia Acessível promove um dia de lazer diferenciado e, neste sábado, vão participar pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual, com inclusão de autistas. Todos eles são alunos de instituições sociais, como a Pestalozzi, Fundação Casa do Especial (Funcae), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Cegos de Alagoas (Acal) e a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), que são parceiras desta etapa juntamente com a  Faculdade Estácio.

Stand up adaptado na orla de Pajuçara. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Stand up adaptado na orla de Pajuçara. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

“Estamos contentes com a realização de mais um dia diferenciado na orla, pois vamos contribuir na vida de muitas famílias que muitas vezes não conseguiam levar um filho ou parente para a praia para aproveitar um momento de lazer. Estamos em contato com as instituições sociais para melhorar a programação de atividades e, certamente, este sábado terá a aceitação de todos que estiverem conosco na orla”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.

Com abertura marcada às 7h30, no palco central próximo ao quiosque da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), o Praia Acessível teráapresentações musicais de dois grupos: Afrolozzi com músicas de percussão e o grupo de capoeira, ambos da Pestalozzi Maceió.

Após a abertura, será organizada uma grande roda com todas as pessoas com deficiência, numa tenda ao lado do palco – para separar e organizar os grupos para iniciarem as atividades às 9h. As aulas de ginástica e dança são livres para os alunos e acompanhantes no palco central.

Banda Afrollozzi agira público na primeira edição do Praia Acessível. Foto: Pei Fon/Secom MaceióBanda Afrolozzi em apresentação no Praia Acessível. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

As demais atividades nos espaços vão acontecer de forma simultânea, com aproveitamento da quadra poliesportiva do início da Pajuçara. Quatros tendas serão montadas para melhor centralizar as aulas – como demonstrações de materiais e criação de brinquedos recicláveis com garrafas PET e exposição de arte, prática de bocha para pessoas com maior comprometimento motor, uma tenda para o voleibol adaptado e uma tenda para ser organizado a atividade de stand up.

Ao lado esquerdo, serão montadas três tendas para atividades lúdicas e próximo à praia uma tenda para o banho de mar com cadeiras anfíbias. O slackline ficará concentrado próximo ao quiosque e o material será montado perto de coqueiros. Para finalizar o segundo Praia Acessível, às 11h10 será organizada uma grande roda para registrar mais uma manhã especial dedicada à promoção do respeito à cidadania e valorização das pessoas com deficiência.

Fonte: Ascom Semel

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos