Prefeito se reúne com moradores de Cruz das Almas

O projeto Diálogo Social, da Prefeitura de Maceió, teve uma nova edição na manhã desta sexta-feira (29). Dessa vez, lideranças do bairro da Cruz das Almas e comunidades do entorno receberam o prefeito Rui Palmeira e equipe para um café da manhã seguido de debates. O encontro aconteceu no salão da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. As lideranças presentes puderam conversar com o prefeito, o vice Marcelo Palmeira e o secretariado.

Projeto aconteceu em Cruz das Almas. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Projeto aconteceu em Cruz das Almas. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“É uma iniciativa importante sentar com a comunidade e dialogar. Estamos aqui com a equipe de secretários e superintendentes mostrando os vários investimentos em diversas áreas que já foram feitos aqui no bairro e região, que foram vários. Hoje estamos ouvindo a população. É sempre importante ouvir as demandas e buscar sempre melhorar os serviços da Prefeitura”, disse Rui Palmeira.

O prefeito relembrou algumas ações desenvolvidas no bairro pela gestão. “A Avenida Pilar foi uma obra que fizemos nos primeiros meses de gestão. Encontramos a avenida totalmente deteriorada com comerciantes no prejuízo, e hoje a avenida está completamente restaurada. Da mesma forma diversas ruas foram pavimentadas. Estamos também seguindo com as obras na nova orla que está sendo urbanizada, com ciclovia, iluminação que não existia e com a grande obra que é a Via Litorânea”, afirmou.

Projeto aconteceu em Cruz das Almas. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Projeto aconteceu em Cruz das Almas. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Temos também a reforma do terminal de ônibus, que na verdade está sendo refeito. Na mesma área, estamos realizando a urbanização da praça que era um terreno grande, mas não era aproveitado. Nos próximos dias, iremos entregar o terminal e nova área de lazer do bairro totalmente revitalizados”, completou Rui.

Marcelo Palmeira destacou a importância do projeto. “É isso que a comunidade deseja: que seus gestores estejam cada vez mais próximos ouvindo as demandas e atendendo os pleitos dentro de um planejamento estruturado e responsável, apesar das dificuldades. No caso de Cruz das Almas, o bairro sempre foi visto como um bairro promissor, mas esse futuro nunca havia chegado. Porém, a realidade aqui já começou a mudar quando assumimos e a meta é trazer mais benefícios”, ressaltou.

“Cruz das Almas é um bairro litorâneo que tinha sido esquecido pelas gestões anteriores. A gestão Rui Palmeira só tem beneficiado e trazido recursos e infraestrutura para o bairro. Um evento como esse é um bate-papo que aproxima o prefeito dos moradores”, destacou o líder comunitário Luiz Reinaldo, completando que além da Avenida Pilar, a Avenida Gerson Vanderlei e outras travessas foram beneficiadas, além da recuperação da Escola Municipal Pedro Barbosa e da Praça Tenente Madalena e da revitalização da iluminação no bairro.

Ações Integradas

Na área de Esporte e Lazer, o secretário Antônio Moura destacou: “Aqui perto, reformamos a quadra Tenente Madalena. Essa semana, lançamos o Mobiliário Urbano Esportivo (MUE) na orla. No ano passado, realizamos uma das etapas do Circuito Popular de Corridas de Rua e faremos outro neste ano. Também teremos uma edição do Lazer Itinerante. A gente espera ampliar essa ações e contar com as sugestões da população”.

O superintendente municipal de Energia e Iluminação Pública, Ib Brêda, também esteve presente à ação. “Refizemos a iluminação de toda a Avenida Gustavo Paiva até Jacarecica e também da extensão da orla seguindo o modelo de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. A Prefeitura instalou postes, refletores e luminárias em praças e áreas de lazer e acessos a comunidades da região como São Rafael e Santo Onofre Grota do Arroz. Instalamos também mais de 400 luminárias nas ruas do bairro. Registramos um investimento de cerca de R$1 milhão. Demos ainda um reforço nas esquinas como implantação de postes e lâmpadas”, enumerou.

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) atua efetivamente na região. “Temos realizado diversos mutirões e ações em diversos pontos da Cruz das Almas. Hoje mesmo, estamos com duas retroescavadeiras, uma atuando no Riacho do Silva e outra na Grota do Arroz. Finalizado esse trabalho, nos próximos dias, estaremos com o equipamento no Riacho das Águas Férreas para desassoreá-lo”, explicou o superintendente Jackson Pacheco.

A secretária Mônica Sururagy, de Segurança Comunitária e Cidadania, Mac Lira, de Habitação, também dialogaram com os moradores. Os representantes de outros órgãos e secretarias presentes fizeram o levantamento das demandas em suas respectivas áreas de atuação para, em breve, dar respostas aos pleitos apresentados.

Diálogo

Regivan Rodrigues, assessor especial da Secretaria de Governo que atua na Articulação Social municipal, pontuou: “Nosso trabalho é ser essa ponte entre população e gestão. Diariamente recebemos as lideranças comunitárias na própria Prefeitura e debatemos assuntos da cidade como um todo. Hoje fizemos o caminho inverso, foi a Prefeitura quem veio até os lideres. Os moradores têm um olhar clínico. Por viver, nascer e morar aqui, eles nos ajudam a enxergam coisas e pontos em que precisamos melhorar”.

A população, por sua vez, confirma essa premissa. Marcos Machado é um carioca que escolheu Maceió para viver. Ele mora na Cruz das Almas há 23 anos e disse conhecer bem a situação do bairro antes e as mudanças significativas após as intervenções realizadas pela gestão municipal. “Essa presençado prefeito na comunidade é muito importante para a gente discutir o que está acontecendo, o que foi feito e o que ainda fará. Mas os elogios são necessários também”, disse.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos