Sindicatos e CUT discutem reajuste salarial com governo

Agência AlagoasCUT é recebida pelo governador

CUT é recebida pelo governador

O governador Renan Filho esteve reunido, nesta segunda-feira (1º), com a Central Única de Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) e mais 11 sindicatos de servidores. Depois de quase quatro horas, ficou firmado que o Governo do Estado apresentará uma proposta relativa ao reajuste salarial até 10 de junho. O encontro foi realizado no Palácio República dos Palmares.

Representantes da CUT-AL e dos sindicatos dos servidores apresentaram reivindicações de uma pauta unificada. “A disposição política é esta, pelo diálogo. Estamos abertos para encontrarmos juntos um caminho para os principais entraves do Estado”, declarou o governador.      

Entre as demandas, destaque para o reajuste. “Há uma insatisfação dos servidores quanto à data-base. A expectativa pelo resultado dessa reunião é enorme. Não interessa para nós a greve, mas a negociação. As pautas específicas precisam de mais celeridade”, apontou Amélia Fernandes, presidente da CUT-AL. A dirigente eleita neste fim de semana, Rilda Alves, esteve no encontro, porém não pôde acompanhar na integralidade, uma vez que precisou seguir para Brasília.

Nessa reunião, participaram também os secretários Fábio Farias (Gabinete Civil), Christian Teixeira (Planejamento, Gestão e Patrimônio), George Santoro (Fazenda) e a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim.

O titular do Planejamento, Christian Teixeira, salientou que, ao longo dos últimos 30 dias, as reuniões com os sindicatos têm sido quase diárias. “O diálogo na mesa de negociações é constante. Para o Governo, a prioridade é pagar o salário em dia. Rio Grande do Sul, por exemplo, já passa por dificuldades nesse sentido”, informou.

Por sua vez, o secretário George Santoro enumerou as ações do governo para ampliar a arrecadação. “Não estamos reclamando, chorando as limitações trazidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, parados. Aumentamos as fiscalizações, estamos trabalhando em mudanças na tributação de vários setores, que estava desatualizada há mais de 10 anos. Mas todas essas alterações requerem uma fase de maturação”, revelou.

Entre as medidas para redução de gastos, Christian Teixeira citou o corte de 30% dos comissionados, a diminuição nos valores de contratos (por renegociação) e na quantidade de veículos.

Renan Filho se mostrou atento a todas as reivindicações apresentadas. “Dessa reunião, haverá desdobramentos. Formaremos essa comissão técnica a respeito do reajuste, outra para tratar sobre a reestruturação da previdência. Não há impedimento para a negociação”, assumiu o governador.

O governo também se comprometeu a acelerar as discussões a respeito das pautas específicas, principalmente a relativa à greve dos policiais civis. O governador fez, inclusive, um apelo ao presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo dos Santos. “Converse com a categoria. Nos próximos dias, estaremos em negociação. É importante para todos os alagoanos que os policiais civis voltem ao serviço”, pediu.

 

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos