Secretaria avalia inclusão do Helvio Auto em Rede de Urgência e Emergência

Ana Paula TenórioCapacidade do Hospital Helvio Auto vai aumentar após reforma.

Capacidade do Hospital Helvio Auto vai aumentar após reforma.

A gerente técnica médica do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Rosileide Alves, recebeu na manhã desta segunda-feira, 1º, membros da Diretoria Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para uma visita técnica às obras de reforma da unidade hospitalar.

O intuito da visita é acompanhar o prosseguimento da reforma, já que a Sesau faz o intermédio da inclusão do hospital na Rede de Urgência e Emergência. Em contrapartida, o Hospital Helvio Auto irá disponibilizar 17 leitos para tratamento de doenças de cuidados prolongados para a Sesau, já que terá seu número de leitos aumentado com a conclusão da reforma estrutural.

Em dezembro de 2013, o Hospital Helvio Auto encaminhou um processo de solicitação de inclusão na Rede de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde, por necessitar aumentar o aporte de financiamento e estímulo financeiro para os servidores. O processo está em análise na Sesau e para inclusão na rede, o hospital deve seguir algumas determinações.

Uma das determinações mais importantes é cumprir o que preconiza a Portaria nº 2.809 do Ministério da Saúde, que estabelece a organização de cuidados prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências e às demais redes temáticas de Atenção à Saúde no âmbito do SUS. O que fez a unidade hospitalar disponibilizar 17 leitos para a Sesau, após a reforma, para o tratamento de doenças de cuidados prolongados.

Dos 17 leitos que serão disponibilizados para a secretaria, um é de pediatria, 12 para a ala masculina e quatro para ala feminina. Os técnicos da Diretoria Hospitalar da Sesau, Rogério Barbosa e Sonidéa Alves, constataram que as obras das reformas nas Unidades de Tratamento estão avançadas, só restando acabamento e detalhes de instalações hidráulicas.

Atualmente o Hospital Helvio Auto é hospital de referência em doenças infecto-contagiosas e parasitárias em todo o Estado de Alagoas, e funciona em regime de urgência 24 horas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos