Mais de 300 mil alunos participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Dezenove milhões de estudantes do ensinos fundamental e médio se submeterão às provas em todo o país.

Trezentos e setenta mil estudantes da rede pública alagoana participam nesta terça-feira (2) da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) (Foto: Valdir Rocha)
Trezentos e setenta mil estudantes da rede pública alagoana participam nesta terça-feira (2) da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) (Foto: Valdir Rocha)

Trezentos e setenta mil estudantes da rede pública alagoana participam nesta terça-feira (2) da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas serão aplicadas em 750 escolas  para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Em todo o país, 19 milhões de alunos se submeterão às provas da OBMEP, uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que visa estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. A competição é dividida em três níveis: o nível 1, que abrange 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2, que contempla 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e nível 3, referente ao Ensino Médio.

O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, ressaltou a importância do evento para as escolas públicas alagoanas. “A OBMEP estimula o interesse pelas Ciências Exatas e é muito importante incentivarmos nossas escolas e alunos a participarem de iniciativas como esta que proporcionam melhorias à aprendizagem”, destacou o secretário.

A segunda etapa da olimpíada está prevista para o dia 12 de setembro.

Edição 2014 –  Na edição 2014 da OBMEP, Alagoas teve 412 estudantes premiados. Destes 412, 112 são alunos da rede pública estadual que alcançaram, respectivamente, uma medalha de prata, 23 de bronze e 88 menções honrosas pela participação no evento.

O estado teve quatro medalhistas de prata, sendo um da rede estadual, Gabriel  de Farias  Neto, da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca, no nível 2  e três do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no nível 3, referente ao Ensino Médio: José Monteiro de Lemos Neto, Júlia Albuquerque Aguiar e Arthur da Costa Vangasse.

“Nossa expectativa é que tenhamos a premiação dos alunos medalhistas, professores e escolas no segundo semestre de 2015, possivelmente em agosto”, adianta Adelailson Peixoto,  coordenador da OBMEP em Alagoas e professor do curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos