Navio chinês naufraga com mais de 450 passageiros a bordo

A maioria dos passageiros do cruzeiro tinha entre 50 e 80 anos de idade; mais de 3 mil pessoas e 50 barcos foram mobilizados para a operação

TwitterNavio chinês naufraga com mais de 450 passageiros a bordo

Navio chinês naufraga com mais de 450 passageiros a bordo

A agência estatal de notícias chinesa Xinhua informou nesta terça-feira que um navio com mais de 450 pessoas a bordo afundou na noite anterior no rio Yangtzé, no sudoeste da China, às 21h28 locais da segunda-feira (10h28 de Brasília) no trecho do rio Yang Tsé próximo a Jianli, na província de Hubei, no centro do país.

Ao menos 406 passageiros estavam a bordo, além de cinco funcionários de uma agência de viagens e 47 membros da tripulação. A maioria dos passageiros do cruzeiro Eastern Star tinha entre 50 e 80 anos de idade.

Cinquenta barcos participam da operação de busca e salvamento e centenas de pessoas continuam desaparecidas.

Com base em informações da Administração da Navegação Fluvial, a agência de notícias chinesa informou que cerca de 20 pessoas puderam ser salvas até o momento. Cinco corpos também foram retirados da água. Entre as pessoas salvas, estão o capitão e o engenheiro-chefe.

Mais de 3 mil pessoas e 50 barcos foram mobilizados para a operação de busca e salvamento. O vento forte e o nevoeiro dificultam o resgate dos passageiros a bordo.

A administração de navegação do rio Yang Tsé disse que o navio, chamado Eastern Star, naufragou após a passagem de um ciclone quando viajava de Nanquim, capital da província de Jiangsu (leste), a Chongqing, no sudoeste do país.

Passageiros podem estar presos 
A emissora estatal CCTV afirmou que as equipes de busca escutaram sons vindo de dentro da embarcação parcialmente submersa, indicando que alguns passageiros podem estar presos em andares mais baixos do navio de quatro pavimentos.

A embarcação viajava de Nanquim para Chongqing, no sudoeste chinês, quando afundou, por volta das 21h30 desta segunda-feira (hora local) na província de Hubei. O Eastern Star levou apenas dois minutos para afundar.

O presidente da China, Xi Jinping, ordenou a intensificação dos trabalhos de resgate e se aumentem as medidas de segurança nos navios de passageiros e turistas que circulam pelo Yang Tsé, enquanto o primeiro-ministro, Li Keqiang; o vice-primeiro-ministro, Ma Kai, e o conselheiro de Estado, Yang Jing, se deslocaram até o local para dirigir os trabalhos de emergência.

No início deste mês, 22 pessoas morreram em um naufrágio similar envolvendo um barco rebocador.

Fonte: Deutsche Welle

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos