Unidade de Saúde da Pitanguinha é reinaugurada

“O atendimento era bom, mas o ambiente era péssimo. Agora está maravilhoso, está 100%”. O depoimento é da dona de casa Valdilene Sabino. Ela acompanhava o filho, o pequeno João Victor, de 02 anos, para ser consultado pela pediatra da Unidade de Saúde da Pitanguinha, que foi reinaugurada nesta terça-feira (02) pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após reforma geral.

Reinauguração da Unidade de Saúde Familiar da Pitanguinha. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Unidade de Saúde da Pitanguinha.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A entrega oficial foi realizada pelo vice-prefeito Marcelo Palmeira, que estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros. “Este é o quinto posto entregue totalmente revitalizado. Era uma obra bastante solicitada já que o prédio ficou muito tempo sem reparos. É a Prefeitura seguindo o cronograma de entregas desde o início deste ano. Aqui no bairro vizinho, iniciamos a reforma da Unidade do Pinheiro. São 30 unidades reformadas, seis em construção e outras quatro que serão iniciadas. Maceió vem mudando a realidade da saúde municipal. Outra prova disso é que contratamos mais de mil novos servidores e a maior parte foi para a Saúde”, disse Marcelo.

Reinauguração da Unidade de Saúde Familiar da Pitanguinha. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Reinauguração da Unidade de Saúde da Pitanguinha.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“A comunidade recebeu a unidade de saúde completamente reformada, com condições de funcionalidade mais adequada, tanto para os profissionais, quanto para os usuários. É um ganho para todo mundo. Uma reforma realizada para que possamos ter uma unidade bem cuidada e bem administrada, permitindo que a população tenha as suas necessidades de saúde atendidas aqui. Esta Unidade é referência no 3º Distrito da Capital, com duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), além de especialidades médicas e assistência odontológica em dois consultórios”, explicou a secretária Sylvana Medeiros.

As obras foram custeadas pela Prefeitura e pelo Ministério da Saúde, os R$ 400 investidos foram divididos entre município e Governo Federal. “A reforma revitalizou modificou toda a estrutura física da unidade. O piso era inadequado e hoje temos um piso novo. Toda a estrutura de coberta estava tomada pelo cupim e foi substituída por uma nova estrutura de madeira. Realizamos toda a pintura interna e externa, e a pavimentação do estacionamento, além disso, as instalações elétricas eram precárias e hoje estão novas. A acessibilidade foi melhorada e realizamos a adaptação das salas”, explicou o engenheiro da SMS, Roberto Monteiro.

Reinauguração da Unidade de Saúde da Pitanguinha. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Unidade de Saúde da Pitanguinha.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

De acordo com a diretora administrativa da Unidade, Mariana Vasconsellos, as obras vão beneficiar os mais de mil usuários que são atendimento semanalmente no local, que disponibiliza duas equipes do Programa de Saúde da Família, atendimentos e serviços como ginecologia, pneumologista, clínico geral, pediatra, mastologista, urologista, dermatologista, nutricionista, psiquiatra, psicologia, odontologia adulto, odontopediatria, assistência social, vacinação, sala de curativos e de nebulização, nutricionista, farmácia, salas de espera e recepção.

“Os problemas que a gente tinha durante a chuva e outros problemas foram resolvidos com a reforma. Com o ambiente amplo, confortável e organizado melhora o atendimento e a qualidade do serviço, já que o servidor tem um local adequado para trabalhar, e o usuário é quem sai ganhando”, resume a diretora.

Os secretários municipais Mac Lira (Habitação) e Jair Galvão (Turismo), Solange Jurema (Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária) e Adriana Toledo (Gabinete do Prefeito), o superintendente Ib Brêda (Sima), o presidente Leonardo Novaes (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Maceió), o vereador Chico Filho e lideranças comunitárias estiveram presentes à reinauguração.

Acessibilidade, Humanização e Odontologia

A secretária de Saúde também destacou que as reformas têm preconizado padrões de acessibilidade na infraestrutura e humanização do atendimento. “O trabalho das equipes de saúde está sendo bem feito e, aqui, não é só assistência. Os profissionais promovem a saúde com campanhas importantes, a exemplo da vacinação que estamos realizando contra a gripe. É uma campanha extremamente complexa pela população alvo, que abrange crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com doenças crônicas e com morbidades associadas. Quem ainda não foi imunizado, deve procurar a unidade de saúde”, ressaltou Sylvana.

Reinauguração da Unidade de Saúde Familiar da Pitanguinha. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Quando assumimos a gestão, a saúde bucal estava paralisada. Sem equipamentos e material para assistência. É uma especialidade de extrema importância à população e o prefeito Rui Palmeira tinha a preocupação de reativar o serviço. Com muito esforço e empenho de uma equipe capacitada, conseguimos trazer de volta o atendimento e hoje contamos com 31 equipes trabalhando nas unidades de saúde. Somente aqui na Pitanguinha são duas”, finalizou a secretária municipal de Saúde.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos