Estado e Prefeitura vão retomar obras do Vale do Reginaldo

Na próxima segunda-feira (8), representantes das duas esferas estarão no local para conversar com moradores e explicar os próximos passos da obra

As obras incluem a construção de 1.648 unidades habitacionais, das quais 348 dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 1.300, no Programa Minha Casa, Minha Vida

As obras incluem a construção de 1.648 unidades habitacionais, das quais 348 dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 1.300, no Programa Minha Casa, Minha Vida

O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió se reúnem na próxima segunda-feira (8) para negociar a retomada das obras estruturantes mais importantes na capital alagoana: o projeto de reurbanização do Vale do Reginaldo.

O anúncio foi feito durante encontro nesta quarta-feira (3) entre representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da Prefeitura de Maceió e líderes comunitários.

A obra foi lançada em 2009, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas estava em ritmo lento por causa de questões técnicas, contingenciamento de recursos provenientes do governo federal, além de processos de desapropriações.

“A nossa equipe e da Prefeitura estarão na próxima segunda-feira no local onde as obras serão retomadas para, inclusive, explicar aos moradores do Vale do Reginaldo, com a máxima transparência, os próximos passos desta obra que é fundamental para toda aquela comunidade”, informou a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

O horário previsto para o encontro das equipes da Seinfra e da Prefeitura é 15 horas.

Na ocasião, a secretária anunciou ainda que uma das prioridades na retomada das obras será a execução do projeto de contenção de encostas. 

“A partir da próxima semana já deveremos iniciar o processo de licitação para essa parte da obra que é essencial para a retomada da obras das unidades residenciais”, completou Aparecida.

Investimentos

As obras incluem a construção de 1.648 unidades habitacionais, das quais 348 dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 1.300, no Programa Minha Casa, Minha Vida. Das 348 unidades do PAC, já foram entregues 180, 96 estão em fase final de construção e 72 estão com as obras paralisadas, aguardando a contenção da encosta.

O projeto contempla também pavimentação, drenagem e a construção de duas passagens de nível.

O investimento total da obra estava orçado em R$ 120 milhões, com contrapartidas do Estado e da Prefeitura de Maceió. Somando-se as unidades do Minha Casa, Minha Vida, a obra deverá chegar a aproximadamente R$ 218 milhões.

“Já fizemos as readequações necessárias no projeto inicial e a Caixa Econômica Federal já aprovou”, completou o secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Fernandes, presente à reunião.

Participaram também do encontro nesta quarta, na sede da Seinfra, os líderes comunitários Admilsa Maria da Silva, Marcos Correia, Antônio de Lima e Alfredo Rodrigues. “É muito importante que o Estado e a Prefeitura voltem essa parceria porque essa obra não pode mais parar, pois representa a valorização de milhares de famílias que habitam o Vale do Reginaldo”, destacou a líder comunitária Admilsa Maria da Silva, popularmente conhecida no bairro como “Neném”.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos