Católicos de Palmeira dos Índios confeccionam tapetes de Corpus Christi

Todo Segundo/CortesiaTapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

Dezenas de fiéis passaram a manhã nas ruas de Palmeira dos Índios para confeccionar confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi em vários pontos da cidade por onde vai passar a procissão.

Figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos, são montados com produtos como flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. A responsabilidade é dos movimentos pastorais de quatro paróquias do município. Cada um dos movimentos fica responsável pela confecção de cerca de 200 metros do tapete que simboliza elementos da igreja.

A tradição de confeccionar os tapetes para a procissão de Corpus Christi começou em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Desde então, todos os anos, a igreja faz a celebração de Corpus Christi com procissões pelas cidades e ruas enfeitadas em forma de tapete para a passagem da eucaristia.

O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Todo Segundo/CortesiaTapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

A missa foi celebrada às 15h, na Igreja São Vicente, localizada no bairro Jardim Brasil, de onde saiu à procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade até a Catedral Diocesana, no centro do município.  A cerimônia será presidida pelo Bispo Dom Dulcêncio Fontes de Matos. A expectativa é que seis mil pessoas participem da missa e da procissão.

A procissão de Corpus Christi gera desvios e bloqueios no trânsito da região central de Palmeira dos Índios, ao longo desta quinta-feira. Os bloqueios começaram desde das 8h30, e seguem até às 18h30, em diferentes pontos do município.

Fonte: Todo Segundo/Com informações G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos