Festival Varilux de Cinema Francês 2015 começa amanhã; Aliança Francesa de Maceió é apoiadora da mostra

DivulgaçãoFoto - Samba

Vai começar o Festival Varilux de Cinema Francês 2015. A edição deste ano do evento, que começará amanhã (10) e seguirá até o próximo dia 17, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas no País inteiro), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades das produções francesas. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas para assistir as 16 obras cinematográficas em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014. Em Alagoas, o Festival poderá ser visto nas salas de três cinemas diferentes e ele conta com o apoio da Aliança Francesa de Maceió.

A tradição do evento está mantida e, agora para 2015, o Festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. A cidade do Rio de Janeiro foi a sortuda e receberá a diretora Emmanuelle Bercot, de “De cabeça erguida”, estrelado pela já consagrada Catherine Deneuve e pelo ator Benoît Magimel. O filme foi lançado há pouco mais de um mês, durante a abertura do Festival de Cannes, o maior evento de cinema do mundo.

Consolidação do projeto

O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Para Arnaud Ribadeau Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux – multinacional francesa fabricante exclusiva das lentes multifocais Varilux e do antirreflexo Crizal -, empresa que patrocina o evento desde a primeira edição, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar as produções culturais daquele País, no Brasil, renova-se a cada novo, ao mesmo que também se fortalece. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil a fora, inclusive em cidades que não fazem parte dos grandes centros, dá-nos a certeza de que fizemos a coisa certa”, disse ele.

“O Festival Varilux de Cinema Francês é dos eventos mais aguardados pelo público brasileiro. Além disso, ele também se configura como uma das formas mais eficientes de se promover a cultura e a imagem da França no Brasil”, destacou Christian Boudier, diretor do Festival.

Filmes em cartaz

Uma das produções mais esperadas para ser vista é o longa “De cabeça erguida”, que traz em seu elenco os talentos de Catherine Deneuve, Benoît Magimel e Rod Paradot. O filme conta a história de Malony, um garoto que, desde os seis anos de idade, comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.

A comédia dramática “Samba” também deverá ser bastante disputada. Ela narra a vida de um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país a custa de bicos. Alice, por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se estarão juntos nessa busca em comum.

O longa “Asterix e o Domínio dos Deuses”, primeira animação 3D de Asterix e Obelix, é mais uma produção aguardada pelo público, especialmente o infantil. O filme fala sobre o imperador romano Júlio César, que sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas, jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos adversários. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

Salas de exibição e valores

O Festival Varilux de Cinema Francês 2015 vai ser exibido em três cinemas agora em 2015. “Tivemos um grande avanço, se comparado com o ano passado. Em 2014, o evento só aconteceu no CineSystem, no Parque Shopping. Este ano, ele será realizado em três redes, o que muito nos alegrou”, comentou Anna Constant, diretora da Aliança Francesa de Maceió.

Além do CineSystem, no Parque Shopping, as salas do Centerplex, no Pátio Shopping, e do Cine Art Pajuçara também vão exibir as produções francesas. Neste dia 10, elas abrirão para convidados, porém, a partir do dia 11, todas estarão prontas para receber o público amante du cinemá français.

Confira a programação completa no link oficial do Festival: http://variluxcinefrances.com/cidade/maceio-al/.

É importante lembrar que o evento não possui tarifas diferenciadas para os ingressos. Os valores seguem a política de preço de cada cinema.

O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux; pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e conta ainda com o copatrocínio da Embaixada da França, da Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, da Air France, da Sofitel, da Unifrance Films e da RioFilme.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos