Sesau registra redução dos municípios em epidemia de dengue

Depois de registrar 19 municípios alagoanos em epidemia, agora cinco cidades apresentam uma incidência igual ou superior a 300 casos a cada 100 mil habitantes

Ilustração{468bb50c-dd17-4330-baec-ed534038ab9f}_dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou, no último Boletim Epidemiológico, a redução do número de municípios alagoanos em epidemia de dengue, de 19 para cinco. Água Branca, Arapiraca, Colônia Leopoldina, Mata Grande e Teotônio Vilela encontram-se ainda nessa situação porque têm incidência igual ou superior a 300 casos a cada 100 mil habitantes.

A situação atual revela também que outros 19 municípios encontram-se em situação de alerta, com incidência entre 100 e 300 casos a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, depois de registrar 19 municípios alagoanos em epidemia, a redução dos casos se deve a atuação do Governo do Estado. “A Sesau criou uma força-tarefa que está atuando nos municípios, por meio das áreas de assistência, vigilância em saúde, combate ao vetor e mobilização da sociedade”, informou.

Formada por técnicos das Diretorias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Básica, a força-tarefa tem a finalidade de intensificar medidas, por meio da atuação das prefeituras, para controlar a doença. Para isso, é preciso garantir o recolhimento e destino final do lixo urbano; a limpeza dos terrenos baldios, de praças e de cemitérios; e a fiscalização das borracharias, para que não deixem os pneus ao relento.

“Toda ação do poder público poderá vir a ser ineficaz se não houver o comprometimento de cada um e de todos, para a eliminação de criadouros dentro das residências, jardins e quintais”, alertou Cleide Moreira. Segundo ela, é também importante ressaltar que se deve fazer o armazenamento adequado da água de consumo humano e a eliminação de recipientes em uso, que possam acumular a água e virar criadouros do mosquito.

SITUAÇÃO DA DENGUE – Em Alagoas, de 1º de janeiro até o dia 08 de junho de 2015, foram registrados 10.410 casos de dengue. Comparado ao mesmo período de 2014, quando houve o registro de 5.568 casos, verifica-se um aumento de 83,99% no percentual de casos suspeito de dengue no estado.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos