Sesau realiza Mutirão para triagem de Cirurgias Ortopédicas em Arapiraca

Ação ocorreu no Hospital Chama e atendeu mais de 90 usuários do SUS da VII Região de Saúde

Adalberto CustódioMutirão Ortopédico realizado em Arapiraca atende usuários do SUS da VII Região de Saúde

Mutirão Ortopédico realizado em Arapiraca atende usuários do SUS da VII Região de Saúde

Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas (Cosems/AL) e a Liga Alagoana de Ortopedia do Interior, resultou em um Mutirão para Triagem de Cirurgias Ortopédicas, ocorrido na tarde desta sexta-feira (12), no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca.

Uma das propostas do mutirão é atender a demanda reprimida da área ortopédica na região, ou seja, pessoas que há meses ou até anos estão sem conseguir realizar tratamento adequado ou procedimentos cirúrgicos. Neste primeiro momento foram contemplados pacientes da VII Região de Saúde, que compreende treze municípios. Os primeiros levantamentos dão conta que mais de 90 pessoas foram beneficiadas com o mutirão.

Um deles foi o agricultor Sebastião Moreno, morador da cidade de Coité do Nóia. Em novembro do ano passado ele fraturou a tíbia e rompeu os ligamentos do joelho, ficando impossibilitado de trabalhar. Após ser avaliado por um especialista, o agricultor voltou para casa com a certeza de que finalmente fará a cirurgia, que deverá ser agendada para as próximas semanas. “Não vejo a hora de fazer essa cirurgia, voltar a trabalhar e ter uma vida normal”, frisou o agricultor.

Outro beneficiado foi o cortador de cana Ronaldo da Silva, que desde o ano de 2010 luta para conseguir uma cirurgia no joelho. No mutirão ele foi diagnosticado com lesão de ligamento cruzado anterior e lesão de menisco, também recebendo indicativo para cirurgia. “Há cinco anos venho gastando dinheiro com remédios e sofrendo com dores. Agora tenho a certeza de que vou sair deste sufoco”, comemorou Ronaldo.

Humanização
O médico diretor de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, esteve presente em Arapiraca, representando a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e destacou a importância do mutirão. “Uma das preocupações da Sesau é diminuir o número de pacientes que necessitam de tratamento ortopédico. Com o apoio do Cosems acionamos os municípios para que eles detectassem a demanda e, consequentemente, nos enviassem para essa avaliação”, disse Rogério Barboza.

Os atendimentos foram realizados por diversos especialistas, sob a supervisão do ortopedista Gustavo Francisco, coordenador do Serviço de Ortopedia na região. Maria José da Silva, secretária de Saúde de Taquarana, e Magaiver Magno, representante da Secretaria de Saúde de Arapiraca acompanharam a ação e se mostraram satisfeitos. “Ao tomarmos conhecimento do mutirão acionamos os nossos PSF’s, que detectaram a demanda e nos informaram. Hoje temos vários pacientes aqui se consultando e saindo com suas cirurgias agendadas”, finalizou Magaiver.

Fonte: Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos