Mutirões de Cirurgias Ortopédicas serão realizados em Alagoas

Agência Alagoasortopedico

Zerar a fila de espera de pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas em Alagoas. Com este propósito, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá realizar, nos dias 26 de junho e 10 de julho, Mutirões para Triagem de Cirurgias Ortopédicas, respectivamente em Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

 

No dia 26 de junho está agendada a triagem em Santana do Ipanema, no Hospital Clodolfo Rodrigues, onde serão atendidos pacientes dos municípios de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Pinhas.

 

Já no dia 10 de julho, o mutirão será realizado em Palmeira dos Índios, no Hospital Santa Rita, onde serão atendidos moradores dos municípios de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Viçosa, Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios, Tanque D’Arca.

 

De acordo com a secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, os mutirões irão ocorrer em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). As ações contarão com a participação de quatro médicos ortopedistas, que realizarão a triagem dos pacientes e a programação dos procedimentos cirúrgicos, caso necessário.

 

“Os pacientes serão atendidos nas regiões onde residem, evitando o deslocamento para unidades de alta complexidade, a exemplo do HGE [Hospital Geral do Estado]. Com isso, estaremos contribuindo para a diminuição da demanda de pacientes que migram para a capital e humanizando o atendimento para os pacientes”, destacou a secretária.

 

Rozangela Wyszomirska ressaltou que os pacientes serão acompanhados pelos hospitais credenciados, garantindo sua plena recuperação. “Além da cirurgia é preciso oferecer aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] o acompanhamento pós-cirúrgico e fisioterapia sempre que necessário”, salientou a gestora da Sesau.

 

Mutirão em Arapiraca – E segundo o diretor de Atenção Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, durante o mutirão realizado em Arapiraca, na última sexta-feira (12), foram realizadas 92 consultas ortopédicas com 44 cirurgias agendadas. Para a realização dos procedimentos é necessário à realização de exames pré-operatórios. “As cirurgias são realizadas com base em critérios técnicos e realizadas por profissionais renomados na medicina alagoana”, destacou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos