Juntos há 50 anos, casal homoafetivo octogenário se casa no Texas, após legalização de casamento nos EUA

Ashley Landis/Staff Photographer1

Aos 85 anos, Jack Evans finalmente beijou o, agora oficialmente, marido, George Harris, 82, no primeiro casamento homoafetivo registrado no estado mais conservador dos Estados Unidos, o Texas, na noite de ontem (26). A celebração ocorreu no distrito de Dallas e foi oficializada pela juíza Denise Garcia, como noticia o Dallas News. O casamento foi o primeiro a ser realizado após a decisão da Suprema Corte Norte-americana decidir legalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo em nível nacional, o que afeta o Texas e outros 13 estados, cujas populações exprimiam forte oposição à igualdade de direitos no que tange a orientação sexual.

O caso do Texas é emblemático porque historicamente as regras quando as relações homoafetivas, ao longo das últimas décadas, previam fortes punições e até prisões – além de perseguição social. Bem humorados, o casal Jack Evans e George Harris optou por deixar o passado de medo de lado e focou no momento de abertura social e política que permitiu que a união fosse oficializada, após 54 anos de relacionamento. “Foram os melhores 90 dólares que já gastei”, disse Evans, complementado pelo marido Harris: “A gente não tem um desconto de idosos?”.
Em vez do “Eu os declaro marido e mulher”, a juíza os declarou “esposos para sempre”, em frente a câmeras de todas as redes televisivas e jornais locais. O casal já era conhecido por ter protagonizado o primeiro casamento homoafetivo numa igreja do Texas em 2014 e, agora, puderam unir-se legal e civilmente.

Em alusão ao pronunciamento do presidente Barack Obama, que inundou as redes sociais nas últimas 24h com a tag #LoveWins (O amor vence), Evans declarou “Todo mundo ganha. Ninguém perde”, ao que o marido acrescenta “O amor determina a regra”.

O direito a casais de mesmo sexo foi garantido pela Constituição dos Estados Unidos por decisão da Suprema Corte nesta sexta-feira por cinco votos a favor e quatro contra. Desta forma, mesmo os estados que não haviam permitido legalmente a união homoafetiva terão que validá-las. Pelas redes sociais, o presidente Barack Obama e a pré-candidata democrata Hillary Clinton se posicionaram a favor da decisão.”Hoje é um grande passo em nossa marcha em direção à igualdade. Os casais gays e lésbicas agora têm o direito de se casar, como qualquer outro”, escreveu ele.
Fonte: Diario de Pernambuco

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos