Menino que nasceu sem olhos e sem nariz é operado e tem rosto reconstruído

Um menino marroquino de 3 anos teve a face reconstruída após passar por uma cirurgia que remodelou os ossos do maxilar superior, do nariz e dos olhos. Yahya El Jabaly, que nasceu sem olhos e sem nariz, teve o rosto reconstruído após 18 horas de cirurgia. O menino ainda precisa de próteses oculares e de novas cirurgias no nariz. Ele, também está aprendendo a andar, e se desenvolvendo de forma saudável. As informações são dos jornais “Metro” e “Daily Mirror”, da Inglaterra.

A mãe de Yahya teve complicações pré-natais que causaram a má formação do bebê e, por esse motivo, a comunicação dele se limitava a grunhidos. Agora ele tem a oportunidade de viver uma vida normal e deixar para trás o período em que era escondido pelos pais para não causar surpresa nos vizinhos na aldeia do Tangier, no Marrocos.

Foto antes da cirurgia mostra diferença e consequências de complicações pré-natais da criança

Foto antes da cirurgia mostra diferença e consequências de complicações pré-natais da criança Foto: Reprodução/Facebook

A operação foi possibilitada pelo melhor amigo de seu pai, Mostafa, que compartilhou o caso no Facebook solicitando a ajuda de médicos e foi atendida pela ONG Moroccan Children’s Appeal. O apelo chamou atenção da médica Fátima Baraka, que o levou de Tangier, no Marrocos, até Melbourne, na Austrália, e deu todo o suporte para o tratamento.

“Eu simplesmente não posso acreditar que ele passou bem por tudo e que vai ficar a cada dia melhor. Ele é uma criança muito inteligente, tem muito potencial, não há nenhuma razão para ele não ter um bom futuro brilhante e saudável”, emocionou-se a voluntária, que é sobrevivente de câncer de mama.

 

Sobrevivente de câncer de mama, Fátima Baraka ajudou no contato com equipe médica para cirurgia
Sobrevivente de câncer de mama, Fátima Baraka ajudou no contato com equipe médica para cirurgia Foto: Reprodução/Facebook

A iniciativa de Fátima junto com a organização ajudou no convencimento de alguns médicos a não cobrarem pela cirurgia, e a outros receberem dinheiro em doações. Após a operação, Mostafa contou em entrevista ao programa de TV “Sunday Night”, da Inglaterra, sobre a emoção de ver seu filho em recuperação.

“É uma enorme alegria, uma grande felicidade de ver o meu filho em tal situação”.

Durante a cirurgia, que ultrapassou em dez horas a previsão de término, o menino perdeu quase metade do sangue de seu corpo, quantidade reposta instantaneamente por transfusão. Além da reconstrução facial, Yahya vai poder se comunicar com facilidade, já que as cordas vocais não foram danificadas no processo.

Fonte: Extra Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos