Entrevistas para visto americano são retomadas, diz consulado dos EUA

Problemas em sistema de emissão de vistos teve início no último dia 9.

Os consulados dos Estados Unidos em São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro voltaram a atender nesta segunda-feira (29) os brasileiros que precisam tirar visto para o país, após um problema no sistema de emissão que fez com que entrevistas marcadas para semana passada fossem canceladas.

Segundo a assessoria de imprensa do consulado em São Paulo, o sistema de emissão ainda não foi totalmente restabelecido, mas houve uma série de avanços e as entrevistas agendadas para esta segunda eram atendidas normalmente.

O consulado informou, entretanto, que os postulantes ao visto devem estar preparados para a possibilidade eventual de atraso na entrega do documento – o prazo normal é de 10 dias úteis.

Os solicitantes afetados pelo cancelamento das entrevistas entre os dias 17 e 26 de junho foram contatados pelos consulados no Brasil e receberam informações para reagendar as entrevistas. Algumas pessoas conseguiram marcar um novo horário já para esta segunda no posto da capital paulista.

Analistas do Departamento de Estado americano em Washington estão empenhados para solucionar 100% o problema no sistema de emissão, e a expectativa é de que isso seja resolvido nos próximos dias.

Pane global
O sistema de concessão de vistos norte-americanos a estrangeiros está com problemas técnicos desde o último dia 9. Segundo o governo dos EUA, a falha afeta pedidos feitos depois de 8 de junho.

Nesse período, todas as entrevistas que estavam marcadas até esta semana foram canceladas nos consulados de Brasília, Recife, Rio e São Paulo. Casos de urgência — viagens para negócios, tratamento médico ou morte, por exemplo — podiam ter os pedidos agilizados, mas o motivo teria de ser comprovado pelo interessado.

No último dia 17, o porta-voz da Casa Branca John Kirby afirmou que mais de cem especialistas dos setores público e privado dos EUA estavam empenhados na resolução dos problemas técnicos. Segundo ele, vistos de imigração não foram afetados pela pane.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos