Comunidades de Matriz Africana realizam movimento Toque de Resistência

toqueAs comunidades de Matriz Africana de todo Brasil realizam, nesta segunda-feira, 29, a partir das 19h, o Toque de Resistência. Em Alagoas, o evento acontece na casa da Mãe Neide, localizada na parte alta de Maceió, e em terreiros de outros bairros.

Hoje, as comunidades pretendem batucar nas esquinas dos terreiros e casas de axé. A intenção do movimento é pedir respeito e justiça as tradições de matriz africana. O evento foi criado através de rodas de conversas e será realizado em Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba.

Por meio das redes sociais, uma das organizadoras do evento, Cláudia Cristina, faz a convocação para o movimento. “Estamos criando um evento a nível nacional oriundo de rodas de conversas, que aconteceram desde o Pará com nossos manos do Projeto Azuelar, da Casa Grande de Mina de Abemanja e do Toy Lissá. Consiste em concentrarmos num único dia, 29 de junho, e tocarmos nossos atabaques, ilus. Fazermos barulho mesmo, Irmos para a esquina dos terreiros ou na porta de nossas casas de axé e mostrar que estamos atentos a tudo que vem acontecendo em vários estados. Cada um de nós pode mobilizar em sua região”, disse em sua publicação no Facebook.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos