Magníficos e artistas locais encerram o São João dos 200 anos

Onze dias seguidos de festa, muito forró e já é possível sentir saudades do São João dos 200 anos. O evento, que levou milhares de pessoas ao Estacionamento de Jaraguá, foi encerrado nessa segunda-feira (29), Dia de São Pedro, com os artistas Benedito Pontes e Banda Pé no Chão, Lula Sabiá e Jaques Setton, além do esperado forró saudosista da banda paraibana Magníficos. Já no espaço Pé de Serra, a animação ficou por conta do Agrício do Acordeom, Trio Mistura Fina e Zé do Brejo.

Banda Magníficos encerrou o São João de Maceió. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Banda Magníficos encerrou o São João de Maceió. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O São João dos 200 anos fez parte das comemorações do bicentenário da cidade e foi sendo promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que montou uma grande estrutura no estacionamento do Jaraguá para receber atrações musicais. Entre os artistas nacionais que passaram pelo palco do Arraial Central, estiveram Elba Ramalho, Batista Lima, Alcymar Monteiro Dorgival Dantas e Flávio José, além das bandas Mastruz com Leite e Samyra Show com o Forró 100%.

“Conseguimos novamente promover uma festa para as famílias de Maceió. Uma festa democrática e com a participação efetiva dos artistas locais, bem como da população que compareceu em pôde aproveitar de mais essa realização”, disse o prefeito Rui Palmeira. “Incentivamos um São João que valoriza a nossa cultura, estimulando os arraiais em vários bairros da cidade. Mais uma grande festa descentralizada e planejada de forma democrática, sobretudo, para o cidadão maceioense”, reforçou Rui.

Público  lotou o Estacionamento de Jaraguá. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Público lotou o Estacionamento de Jaraguá. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Para a realização da festa, o Município lançou o Edital da Música, contemplando 50 trios de forró e bandas de pífano, 20 bandas de forró e nove bandas alternativas para o Forrock. “Graças à política de editais adotada pelo Município nós conseguimos trazer esse show quase que todo autoral para a população maceioense. Nós que fazemos a cultura em Maceió percebemos que, a cada ano, a gestão, através da Fmac, está se aperfeiçoando no modo de promover a cultura na cidade e o resultado não podia ser diferente: a  festa foi uma das melhores já realizadas na cidade” disse o cantor e compositor Benedito Pontes, que apresentou o projeto Pé no Chão.

Vocalista da Banda Pé no Chão, a cantora Roberta Aureliano foi uma das atrações da noite e falou da emoção de cantar no São João dos 200 anos.  “Foi muito emocionante. Trouxemos músicas cheias de ritmo para colocar o povo para dançar. Eu fico realmente muito feliz por fazer parte desse momento histórico para a cultura de Maceió”, comemorou.

Banda Pé no Chão. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Banda Pé no Chão. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Sou apaixonado pela cidade de Maceió.  Para mais essa celebração, nós preparamos um show com o melhor do forró tradicional. Uma forma de presentear a platéia e fazer valer a oportunidade de tocar nesse palco”, disse o cantor Zé Mocó.

Penúltima atração da noite, o cantor Jaques Setton atribuiu a oportunidade de se apresentar ao Edital da Música. “É preciso ressaltar essa iniciativa do Município. Participei do edital e, sempre que eu puder, vou participar. Não há nada mais democrático na cultura de Maceió”, destacou.

Lula Sabiá. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Lula Sabiá. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“A Prefeitura de Maceió tem nos dado motivos para se apaixonar cada vez mais por essa cidade. Esse incentivo a cultura é um estímulo fundamental para nós artistas. Só gratidão por ter participado desse momento”, disse o cantor e sanfoneiro, Lula Sabiá.

Quem encerrou a festa foi a Banda Magníficos com o show especial em comemoração aos 20 anos do grupo. “As pessoas de Maceió sempre nos recebem de braços abertos. Nós temos um carinho muito grande pelo público que temos aqui e é sempre um prazer retornar para fazer shows. A Magníficos agradece por ter sido escolhida para fazer parte desse momento tão bonito e importante para a cidade, que são as comemorações dos 200 anos”, disse a vocalista da banda, Sâmia Maia.

Samia Maia, da Banda Magníficos. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Samia Maia, da Banda Magníficos. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O Arraial Central também contou com o Espaço Pé de Serra, que diariamente tem recebido representantes e amantes do autêntico forró pé de serra para animar as famílias e ressaltar o tradicional forró nordestino.

Turismo

De acordo com Rui Palmeira, a festa é também uma oportunidade de promover o destino Maceió. “Existe um esforço da gestão para promover a cidade e reforçar ainda mais o nosso potencial turístico, não somente na alta temporada. Um trabalho integrado onde todos que dependem direta e indiretamente do segmento turismo ganham”, explicou.

“Existe uma tendência nas capitais vizinhas de promover grandes festas nesse período. Uma forma de aquecer o segmento para a chegada da alta temporada e Maceió não podia ficar de fora. Com a realização de festas, a exemplo desta, nós trabalhamos para incluir a capital alagoana também no turismo cultural”, complementou o secretário municipal de Promoção do Turismo, Jair Galvão.

Para a secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo, o evento é mais um feito para a gestão se orgulhar. “Uma festa de muita felicidade e pautada pela democracia e organização. A população maceioense está de parabéns pela participação e a gestão por mais essa organização”, disse.

Homenagem

Em 2015, os festejos juninos ganharam o tema “São João dos 200 Anos, lembrando Clemilda e Gerson Filho”. A programação começou oficialmente no dia 19 com show de Jorge de Altinho e Roberta Aureliano, no Benedito Bentes.

A homenagem a Clemilda e Gerson Filho , segundo o presidente da Fmac,  Vinícius Palmeira, foi decidida em parceria com a Associação dos Forrozeiros de Alagoas. Uma forma de o Município agradecer a importância dos dois artistas para o desenvolvimento da cultura regional.

Segurança

Para reforçar a segurança dos frequentadores da festa, desde a última sexta-feira (26), o Arraial Central ganhou o reforço da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). O policiamento já vinha sendo feito pela Polícia Militar e Guarda Municipal, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para os eventos juninos de 2015, firmado no Ministério Público de Alagoas (MP/AL). Com o reforço extra, a festa contou também com a atuação de homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Academia da Polícia Militar.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos