SMTT orienta sobre cuidados ao dirigir em dias chuvosos

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) prevê mais chuvas para os próximos dias na capital alagoana. Preocupada com os riscos de acidentes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) alerta os condutores dos veículos sobre os cuidados ao transitarem pelas vias.

Avenida Cid Scala.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Avenida Cid Scala.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A recomendação é para que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada. “A desatenção aliada ao desrespeito à sinalização de trânsito já são motivos recorrentes de acidentes na capital, mesmo fora deste período de chuva. Mas, com os altos índices pluviométricos destes últimos dias, a situação de risco torna-se ainda mais evidente”, explica o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.

Segundo ainda o diretor, é comum diante das chuvas, o aumento no número de veículos nas ruas e como conseqüência as imprudências que resultam em acidentes.   “Nestes períodos chuvosos há um aumento de cerca de 30% no número de colisões em Maceió e a probabilidade de 60% do motorista se envolver em algum acidente. Portanto, a cautela na hora de dirigir é sempre a melhor forma de se prevenir”, afirma Calheiro.

Manter uma distância segura com o veículo da frente para evitar colisões também é uma importante dica dada pela SMTT uma vez que a atitude é considerada nos levantamentos de acidentes pelo órgão como o principal fator de acidentes nesta época.

Outras dicas que os condutores não podem deixar de lado são quanto a manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de pára-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado.

Em caso de acidentes

Em caso de acidente sem vítimas, aquele que só há danos materiais, o órgão orienta que a procedência correta a ser feita é retirar o veículo do local para desobstruir a via e não ocasionar congestionamento e até acidentes mais graves. O serviço de levantamento de dados da SMTT, a chamada ‘perícia’, deve ser acionada pelo número 3315-3590 (Central de Operações da SMTT).

O condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado por cometer infração, de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos