Greve nacional força aprovação do PLC 28 no Senado

arrocchogreveA grande greve nacional dos servidores do Judiciário Federal forçou o Senado, na noite da terça-feira (30), aprovar por unanimidade o PLC 28/2015 que recompõe as perdas salariais de 9 nove anos da categoria.

Mesmo com a manobra do governo para adiar a votação, a luta da categoria venceu a resistência, e os senadores aprovaram o projeto de lei.

Utilizando-se de dois ofícios, sendo um do Ministério do Planejamento e outro do Supremo Tribunal Federal, os senadores Delcídio Amaral, Humberto Costa (PT-PE), líder do PT no Senado, e José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso, encaminharam requerimento para adiamento da votação. O pedido declinou quando os senadores perceberem que o expediente do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, comunicava que as negociações estavam ocorrendo, mas não solicitava a retirada do PLC de pauta. Em seguida, aprovou-se a inversão de pauta para que o PLC 28 pudesse ser apreciado de imediato, sendo aprovado por 62 votos a zero.

Em todo o país, o governo viu a forte mobilização nacional dos trabalhadores do Judiciário Federal. Em Brasília, milhares de servidores realizaram protestos em frente ao Congresso Nacional e acompanharam a votação em vigília.

Em Alagoas, os servidores da Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho acompanharam os desdobramentos da tramitação do PLC 28 no telão no prédio da Justiça Federal.

A luta agora é pela sanção presidencial. O coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, saudou a luta dos trabalhadores. “Só a luta muda a vida. Seguimos firmes”.

O coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Américo Sampaio, destacou que, mesmo se Dilma vetar, a luta da categoria forçará a derrubada do veto. “Não somos responsáveis pelos desmandos desse pais. Somos a segurança jurídica, vigilantes do estado democrático de direito”.

O servidor da Justiça do Trabalho Leonardo Veloso destacou que categoria deve manter a greve. Da mesma forma, ressalta o servidor Emanoel Castro. “A categoria ainda não mostrou sua força ao governo.  Agora é que a greve deve aumentar”, disse.

Atividade da greve em Alagoas

Nesta quarta-feira (01), os servidores se concentrarão em frente ao prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas. A categoria aguardará as deliberações do comando de greve nacional para definir as estratégias de mobilização.

Fonte: Ascom Sindjus

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos