Dados do DataSUS apontam que mais de 675 mil alagoanos têm diabetes

Divulgaçãodiabetes

De acordo com dados do DataSUS, até 2014 foram cadastradas pelas unidades que atuam na Atenção Básica em Alagoas, 677.530 pessoas com diabetes. Os números são considerados altos, segundo a gerente do Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Pamela Mascarenhas.

O número de alagoanos com diabetes preocupa as autoridades de saúde no Estado, já que a doença pode ocasionar graves problemas. “A diabetes, quando não acompanhada, pode levar à perda de um membro, da visão e até provocar a morte do paciente”, alerta.

Situação que também contribui para aumentar as internações nas unidades hospitalares alagoanas, mesmo que a diabetes seja uma doença que pode ser controlada. Para se ter ideia do problema, somente este ano foram registradas 402 internações em Alagoas em decorrência da doença.

Fatores de risco

A gerente do Núcleo de Atenção à Saúde, Pamela Mascarenhas, lembrou que existem fatores de risco que devem ser observados pelas pessoas, incluindo a herança genética, excesso de peso e sedentarismo. “É importante observar se existem casos de diabetes na família e adotar um estilo de vida ativo com prática de exercícios regularmente e realizando exames preventivos”, orienta.

A diabetes deve ser observada pelas equipes que atuam na Atenção Básica, por meio do Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios. “Com o diagnóstico dos casos, os pacientes são acompanhados pelas equipes e, em casos de complicações geradas pela doença, as pessoas são encaminhadas para o HGE [Hospital Geral do Estado], que é a unidade de referência no tratamento”, destacou Pamela.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos