Máquinas agrícolas vão beneficiar 2,5 mil agricultores familiares em Penedo

Petrônio Vianasec

Cerca de 2,5 mil agricultores familiares e assentados no município de  Penedo serão beneficiados por máquinas e implementos agrícolas entregues nesta quarta-feira (1) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pesca e  Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, ao prefeito Marcius Beltrão. Os dois tratores, uma retroescavadeira, um carroção, uma grade aradura e uma roçadeira foram enviados ao município pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio de uma emenda de R$ 480 mil de autoria do senador Fernando Collor de Mello.

Para o agricultor Heleno Francisco dos Santos, de 54 anos, do assentamento São José, a chegada do maquinário representa a garantia de uma melhor colheita na próxima safra. “A gente planta mandioca, macaxeira, tomate, cebola, abacaxi. Tudo que dá para plantar. E, com essas máquinas novas, a gente pode ter a certeza de que vai poder arar a terra no tempo certo, sem precisar gastar do nosso bolso para contratar as máquinas de outras pessoas”, disse.

Segundo o secretário de Agricultura de Penedo, Ricardo Araújo, a prefeitura deverá arcar com os custos de manutenção e operação das máquinas, restando aos agricultores beneficiados as despesas com combustível. As máquinas serão levadas ao agricultor mediante solicitação feita na própria secretaria municipal.

Na entrega dos equipamentos, o secretário Álvaro Vasconcelos enalteceu o compromisso do governador Renan Filho e do senador Fernando Collor com o homem do campo de Alagoas, visando o aumento da produção agrícola e a redução do êxodo rural. “O governador Renan Filho e o senador Collor estão preocupados em manter o homem no campo, produzindo. E, além disso, com o escoamento da produção do pequeno agricultor. Com essas máquinas, temos certeza de que vamos ampliar a área cultivada e a oferta de alimentos na região de Penedo”, destacou o secretário.

Após a entrega das máquinas, a comitiva formada por Álvaro Vasconcelos, pelo prefeito Marcius Beltrão, pelo vice-prefeito Ronaldo Lopes, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres e pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, deu início ao programa Adote uma Árvore, do IMA, que prevê mais de 3 mil árvores na cidade de Penedo. Na ocasião, o secretário de Agricultura foi convidado a plantar uma muda de Ipê Roxo.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos